Saiba as notícias da semana de 18 a 24 de novembro 2017 selecionadas pela editoria do SIM São Gonçalo. Tudo o que você precisa saber para se manter atualizado.

1. No estado do Rio, população luta para obter reparo de dano socioambiental

” ‘Hoje o sistema Imunana-Laranjal opera sem licenciamento, e vamos continuar mobilizados porque a Cedae e o Inea precisam arcar com as consequências do que eles têm feito. Nós, como agricultores, estamos nos organizando para não aceitar que o Inea licencie uma obra que, nós sabemos da importância, mas sabemos também da importância da terra dos agricultores que abastecem  boa parte do CEASA do Rio de Janeiro’ ”

Data: 18/Nov/2017
Fonte: Brasil de Fato
Link: https://www.brasildefato.com.br/2017/11/18/no-estado-do-rio-populacao-luta-para-obter-reparo-de-dano-socioambiental/

2. Anthony Garotinho e Rosinha Matheus são presos no RJ

“Os ex-governadores do Rio de Janeiro Anthony Garotinho e Rosinha Matheus foram presos na manhã desta quarta-feira (22) em uma ação da Polícia Federal que investiga crimes eleitorais. Eles negam a prática de crimes.
Segundo um agente da PF, a prisão tem relação com a delação premiada de Ricardo Saud, da JBS.”

Data: 22/Nov/2017
Fonte: G1
Link: https://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/anthony-e-rosinha-garotinho-sao-presos.ghtml

3. TCE-RJ aprova edital de R$ 93 milhões para recuperação da frota da PM

“O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) aprovou um edital de R$ 93 milhões para recuperar a frota da Polícia Militar. O dinheiro virá do próprio orçamento da PM e de um convênio com o Detran.”

Data: 22/Nov/2017
Fonte: G1
Link: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/tce-rj-aprova-edital-de-r-93-milhoes-para-recuperacao-da-frota-da-pm.ghtml

4. Câmara do Rio aprova lei que proíbe dupla função de motorista e cobrador nos ônibus

“A Câmara de Vereadores do Rio aprovou nesta quinta-feira (23) o projeto de lei 1.298-A/2007 que proíbe o acúmulo da dupla função de motorista e cobrador nos ônibus das linhas municipais.”

Data: 23/Nov/2017
Fonte: G1
Link: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/camara-aprova-lei-que-proibe-dupla-funcao-de-motorista-e-cobrador-nos-onibus.ghtml

Embora a aprovação desse projeto de lei englobe apenas os moradores do município do Rio, devemos tomar como exemplo para o nosso município e pensar se essa medida é boa ou um retrocesso, como afirmou a Rio Ônibus. A retirada do cobrador e a dupla função do motorista, que não passa de uma medida de corte de gastos, não pode ser justificada pelo uso da bilhetagem eletrônica, visto que esta não é algo tão acessível assim. Se analisarmos a situação de São Gonçalo e o uso do cartão RioCard, percebemos que sua utilização é ainda mais dificultada por conta da ausência de postos de recarga suficientes, na qual obriga muitos moradores a ir em Niterói, por exemplo, para poder recarregar o bilhete.

Isso significa, portanto, que enquanto a bilhetagem eletrônica não funcionar de forma eficiente, em que o usuário tenha meios de fato acessíveis para comprar ou recarregar seu bilhete, não é uma boa alternativa deixar o motorista com dupla função, que além de perigoso, deixo o tráfego da cidade ainda mais lento.

5. Projeto monta loja gratuita em localidades carentes de São Gonçalo

“Resgatar a auto-estima de famílias em situação de vulnerabilidade social. Essa é a proposta do The Street Store (A Loja de Rua), inspirada no projeto original de um coletivo na África do Sul, a “The Street Store” , realiza no próximo domingo uma ação, para os moradores do Jardim Catarina. O objetivo é levar uma loja gratuita de roupas, sapatos e acessórios para dentro de localidades carentes da cidade.”

Data: 24/Nov/2017
Fonte: Jornal O São Gonçalo
Link: http://www.osaogoncalo.com.br/geral/39411/projeto-monta-loja-gratuita-em-localidades-carentes-de-sao-goncalo

RESPONDA AO COMENTÁRIO

Escreva seu comentário aqui.
Por favor, insira seu nome aqui.