São Gonçalo tem um espaço urbano muito confuso. Nunca teve uma reforma urbana, nunca teve um planejamento de médio e longo prazo e por isso a gente sempre chama nossa cidade de feia.

Quando a gente compara com Niterói e Rio então, piora, mas não é bem assim.

Niterói tem 443 anos, o Rio de Janeiro 452 e São Gonçalo 126 como cidade. Enquanto o Rio de Janeiro passou a pouco tempo por uma segunda Reforma Urbana e Niterói começa a entrar em sua segunda, São Gonçalo ainda nem teve a primeira.

Estamos colados em cidades que estão em momentos completamente diferentes. A comparação é natural. Mesmo com isso, não podemos tentar olhar nossa cidade de outra maneira. No meio de tanta confusão, violência e descuido de anos, nossa cidade tem chance de ser recuperada.

Essas fotos foram tiradas do Porto Velho. Tem foto da Paróquia Nossa Senhora das Graças, da Baía de Guanabara, da bandeira do Brasil que todo mundo vê da BR-101 e das casas do bairro.

A beleza da nossa cidade é tímida e a gente precisa estimular. Nós moramos aqui, nós vivemos aqui. Só falar mal não será suficiente para mostrar outros caminhos.

Confira as melhores imagens do Porto Velho:

Baía de Guanabara vista do bairro Porto Velho, São Gonçalo – Rio de Janeiro. Foto: Romário Regis
Baía de Guanabara vista do bairro Porto Velho, São Gonçalo. Foto: Romário Regis
Pedra da Bandeira que fica no bairro Porto Velho, São Gonçalo – Rio de Janeiro. Foto: Romário Regis
Pedra da Bandeira, Porto Velho, São Gonçalo. Foto: Romário Regis
Igreja Nossa Senhora das Graças do bairro Porto Velho, São Gonçalo – Rio de Janeiro. Foto: Romário Regis
Igreja Nossa Senhora das Graças no bairro Porto Velho, São Gonçalo. Foto: Romário Regis

6 COMENTÁRIOS

  1. Este é o bairro onde eu nasci, onde me criei, me casei (nesta igreja!) onde passei meus primeiros 28 anos (mais da metade da vida até aqui) conheci gente que faz ou fez parte da minha história. Mesmo que eu nunca retorne à cidade como morador e mesmo que a cidade continue nessa degradação aparentemente irreversível que vive hoje, este lugar e tudo que vivi nele estarão para sempre no meu coração. SG pode não ser mais minha cidade (apenas natal), mas o Porto Velho será eternamente um lugar meu…

    View Comment
    • Bom ler isso, Sérgio!
      Bom saber que muita gente já foi feliz em nossos bairros. 🙂

      O lado difícil, infelizmente, é ver que a realidade de diversos locais em todo o estado do Rio de Janeiro está em processo de decadência. Mas é a nova realidade.

      Esperamos resgatar outras boas memórias por aqui, sempre tentando lembrar à todos que São Gonçalo pode ser o que foi, pode ser melhor.

      Obrigado por comentar aqui no SIM São Gonçalo.

      View Comment

RESPONDA AO COMENTÁRIO

Escreva seu comentário aqui.
Por favor, insira seu nome aqui.