Boa Vista: antes e depois de um bairro gonçalense

1592
Entrada de São Gonçalo pelo Boa Vista na BR 101 – Rio de Janeiro
Foto: SIM São Gonçalo / Matheus Graciano

Há décadas atrás era difícil fazer fotografias. Não havia câmeras com a abundância de hoje, muito menos câmeras nos celulares. Afinal, nem celulares existiam.

Entretanto, quem tinha máquina fotográfica sabia o quanto custavam os filmes e as revelações. 12, 24 ou 36 poses? Se você tem mais de 25 anos, talvez lembre de sua mãe ou pai fazendo essa pergunta no balcão da loja de fotografias. Cada “pose” era uma foto. E, dada a escassez, é natural que as pessoas dessem preferência às fotos de pessoas ao invés de fotos de paisagens.

Registro do bairro Boa Vista nos anos 70

Há algumas semanas, a leitora Adriana Xavier nos mandou uma fotografia feita pelo seu pai nos anos 70. Na foto, dá para ver como era o Boa Vista há quase 40 anos atrás. Muito antes de erguerem um shopping em cima do barranco. 🙂

Bairro Boa Vista em São Gonçalo fotografado nos anos 70.
Bairro Boa Vista em São Gonçalo fotografado nos anos 70. Foto:José Batista Xavier.

Ao fundo da imagem, é possível ver o Morro de Itaúna, no bairro das Palmeiras. Poucos meses atrás, ela fez outra foto do mesmo ângulo para mostrar como o bairro está hoje. Veja:

Bairro Boa Vista em São Gonçalo fotografado atualmente em 2017.
Bairro Boa Vista em São Gonçalo fotografado atualmente em 2017. Foto: Adriana Xavier.

A seguir, um relato sobre o bairro nas palavras da própria Adriana:

Eu achava (Boa Vista) mais bonito antigamente. hj em dia, apesar de ter shopping perto, (o bairro) é outro. As “melhorias” estão muito feias. Ainda sim, amo o lugar que nasci.

Registros assim são fundamentais para recriarmos a memória da cidade e região. Se você tiver algum relato, mande pra gente no Facebook do SIM São Gonçalo ou pelo simsaogoncalo@gmail.com. Esperamos por você!

2 COMENTÁRIOS

  1. me lembro do Boa Vista quando do início da BR-101. Era basicamente mangue (como praticamente todo o litoral de São Gonçalo). Aonde fica o Shopping – que foi construído na rodovia pra ser acessado pelos cariocas turistas mas foi “tomado” pelos gonçalenses – era um barranco de barro vermelho que foi o que restou de um morro devastado para coleta de matéria prima para as cerâmicas da região. Havia até uma construção tipo “dique” para que os caminhões entrassem e o barro fosse empurrado sobre eles. Depois, nas décadas de 1980 e 90 virou um local pra motocross.

    View Comment

RESPONDA AO COMENTÁRIO

Escreva seu comentário aqui.
Por favor, insira seu nome aqui.