Dr. Charles: Prefeito ruim ou prefeito ruim sem apoio dos jornais locais?

1037
Doutor Charles foi prefeito de São Gonçalo no período de 2001 a 2004.
Foto: Reprodução de TV.

Quando Dr. Charles foi Prefeito de São Gonçalo, eu era um moleque. Ele governou a cidade de 2000 até 2004 e eu tinha 10 anos no começo de sua gestão. Lembro nitidamente do famoso jingle “É 15, é 15, é 15. É Dr. Charles” seguido do slogan “Chame o Doutor!“, mas como minha vida se resumida ao futebol, tobi com mortadela e ficar na esquina de casa, não tenho recordações de sua gestão.

O tempo passou, amadureci e no final da minha adolescência todo mundo falava que “Dr. Charles foi o pior Prefeito da história de São Gonçalo“. Convivo até hoje com as comparações dos Prefeitos e um pouco mais informado percebi que o grande problema da dificuldade de se gerir a cidade não tem relação exatamente com o nome do prefeito e sim com o sistema público local. (obs. nada disso tira a responsabilidade individual do gestor)

Talvez você não perceba por estar distante. Talvez perceba e se faz de sonso, mas parte do sucesso de um Prefeito em São Gonçalo se dá a partir da sua relação com os veículos locais de comunicação.

Até 2010 com os veículos impressos e a partir de 2010 com os veículos impressos e digitais. Lembro de uma frase de um grande gestor e amigo carioca que diz “– que não existe governo ruim que não tenha feito nada de bom e governo bom que não tenha feito nada de ruim“. É um pouco de verdade e a publicidade disso ainda depende desses mediadores da comunicação. Um jornal pode destruir ou blindar um Prefeito.

O sistema público de São Gonçalo, independente de quem o governe, precisa piorar muito pra conseguir ser ruim. São anos, dia após dia, de falta de grandes leis e grandes projetos pra retirar a cidade dessa ideia decadente de que São Gonçalo é uma cidade média. Apesar de toda minha paixão pela nossa cidade, temos um sistema público e de relacionamento na política que é muito ruim e infelizmente os veículos de comunicação raramente discutem essas questões.

E a mídia, impressa ou digital, tem grandes contribuições positivas ou negativas pra isso acontecer.

Dr. Charles em sua época não sustentou (vocês que interpretem como quiser) a mídia local. Não conseguiu manter o relacionamento com os jornais impressos que passaram a noticiar todos os dias as mazelas de seu governo. Todas verdades, mas todas construídas a partir do não relacionamento com os veículos e não necessariamente por conta de uma construção de comunicação social e editorial dos mesmos.

Os jornais precisam sim ter posição política, mas tem outros que acabam resumindo sua editoria por “posição” ou “oposição”. Isso atrapalha muito a melhora do sistema público da cidade.

Ao mesmo tempo que vejo veículos (que muitas vezes discordo) como o Página Gonçalense, Jornal Daki, A Política RJ e Território Gonçalense construindo um debate profundo sobre a cidade, vejo outros numa ladainha superficial das questões que contribuem pouco para a melhora significativa das nossas questões. (posso ter deixado de fora outros veículos sérios, mas destaquei esses pois são os que mais acompanho.)

É provável que em algum momento usem esse meu texto para dizer que critiquei alguém, que estou falando mal do governo (que atualmente participo) ou algo do tipo e isso é justamente reflexo da má noção dou má fé da importância da comunicação social para uma cidade.

Dr. Charles cometeu crimes e foi punido como deveria. Nada disso tira a responsabilidade dos veículos de comunicação fazerem uma reflexão sobre sua importância no processo de informar melhor e discutir questões mais complexas pra nossa cidade melhorar o sistema público e político que ainda é muito precário em relação às questões estruturais, econômicas, fiscais e de relacionamento com a população.

3 COMENTÁRIOS

  1. Esse cara foi um dos piores prefeitos que São Gonçalo já teve, como outros.
    O município nunca será porra nenhuma, não desenvolverá, pois, é governado por um bando de xucros, roceiros, onde em alguns locais, pessoas são transportadas por carroças puxadas por jegues.
    Como eu vivia escrevendo em jornais críticas sobre a sua gestão pífia, não sei como descobriram o telefone de minha casa, alguém de sua secretaria me ligou tentando me convencer o contrário a respeito do assunto que eu escrevia nos jornais.

    View Comment
  2. Doutor charles prefeito do passado,com seus avanços e retrocessos,porem o que podemos observar é que tentam formar uma cortina de fumaça em torno da atual administração e gestão dos atuais gestores e administradores que tentam induzir a população
    gonlalente menos ou mais esclarecida ao erro de interpretação.
    Tião Cidadão.
    Controle SocialNiterói,07/11/2017,13:37 min

    View Comment

RESPONDA AO COMENTÁRIO

Escreva seu comentário aqui.
Por favor, insira seu nome aqui.