Casa em São Gonçalo: mini-guia para quem quer morar na cidade

13777
Casa em São Gonçalo – um mini-guia para quem quer morar na cidade

OUÇA o #3 PODCAST do SIM São Gonçalo

Nos últimos tempos, com o crescimento da audiência do site, algumas questões inusitadas têm chegado até nós. A resposta de uma delas foi tão grande que se tornou um mini-guia. A pergunta é de uma moradora de Niterói que quer comprar uma casa em São Gonçalo. Nossa cidade é imensa! Por isso, qualquer informação que eu não saiba, preciso de você para completar essa difícil tarefa de explicar os prós e contras de morar em cada bairro por aqui.

A pergunta:

“Olá! Faz 3 anos que moro em Niterói. Estou querendo adquirir um imóvel em São Gonçalo, mas devido ao grande aumento da violência, fico com medo. Quais bairros vocês indicariam para uma família que está começando? Tenho uma filha de 2 anos. Ultimamente, tenho olhado os bairros da BR-101, como Boa Vista, Porto de Rosa, Porto Novo, Neves, Porto da Pedra, entre outros por ali. Mas, sinceramente, não sei mesmo. Obrigada!!!”

A resposta

Olá! Tudo bem?

Em qual parte de Niterói você mora? A violência tem aumentado muito em todos os pontos de São Gonçalo, igualmente ao que acontece em Niterói. Entretanto, há partes mais tranquilas e mais tensas, como em todo lugar.

Em relação à infraestrutura, os bairros da BR-101 têm seus problemas, especialmente no transporte interno. Vou explicar melhor: para sair e ir ao Rio ou Niterói, o acesso é fácil, pois existe uma relativa fartura de ônibus vindos de Alcântara e Itaboraí pela BR. Nas regiões do Anaia, Laranjal, São Pedro, Santa Isabel, a qualidade do transporte também não é das melhores. É possível que você fique refém dos ônibus e transportes alternativos, como as Kombis, mesmo que ainda irregulares.

Já a região do Paraíso até o Centro é a melhor servida em relação ao transporte e infraestrutura, com bancos, mercados, universidades, academias, fácil acesso aos shoppings e espaços de lazer. Porém, vem sofrendo muito com a violência, especialmente na região do Morro do Feijão (no mapa). A mesma coisa acontece do outro lado, que vai da Venda da Cruz ao Zé Garoto.

O Centro, conhecido como “Rodo”, e Estrela do Norte também são ótimas opções em São Gonçalo. Porém, bem como as regiões que citei no parágrafo anterior, os preços dos imóveis estão muito altos. A explicação mais simples é que, como os bairros fazem parte de uma das regiões mais antigas da cidade, tem mais infraestrutura e são os bairros mais próximos ao Rio e Niterói, ficou caro comprar por ali, ainda mais após a alta de preços da cidade do Rio, que puxou os valores do estado inteiro para cima.

Entretanto, há 3 lugares que destaco como bairros “ascendentes”, veja:

COLUBANDÊ: Cresceu muito nos últimos tempos, tendo atraído, inclusive, o “mercado-shopping” Guanabara. Há rumores sobre a construção de um shopping lá (que eu só acredito após a inauguração). Tem saídas para quase todos os lugares de São Gonçalo, seja para o Centro ou Alcântara. É próximo ao Hospital Geral, à UPA, tem o Corpo de Bombeiros e muita opção para compra no varejo. Localização no mapa.

ARSENAL: Possui bons conjuntos habitacionais. A estrada RJ-106 é ponto positivo e negativo ao mesmo tempo. Dependendo da localização da sua casa, talvez não haja uma passarela para se atravessar a pista. Entretanto, a mesma estrada facilita a chegada a Niterói, Rio ou Maricá, tornando o bairro um dos mais estratégicos para quem trabalha nessas cidades. Localização no mapa.

TRINDADE: É um bairro antigo que nos últimos 10 anos ganhou relevância, especialmente após a chegada do asfalto e calçamento em diversas ruas internas. De lá, saem os ônibus da Coesa que transportam boa parte de São Gonçalo ao Centro do Rio e grande Tijuca. Possui mercados, universidade, escolas relevantes e, dos 3 bairros listados, para mim, tem o melhor clima residencial, além de ser próximo à saída da BR-101 e a poucos minutos de Alcântara. Entretanto, vale conferir bastante o local escolhido. Localização no mapa.

Sobre Alcântara e arredores, como Laranjal, Jardim Catarina, Coelho e Vila 3 é possível morar relativamente bem. Mas considere ter mais referências dos pontos específicos onde o imóvel está localizado. Por ser uma grande região, há pontos muito tranquilos e outros consideravelmente tensos. Vá ao local para constatar as ofertas, converse com os vizinhos e busque mais informações.

Dependendo de onde você mora e qual o local onde você e seu esposo trabalham, talvez seja uma boa opção vir para São Gonçalo. Se o problema for a violência, confirmo que está tudo igual, tanto em Niterói, no Rio, como aqui. Infelizmente, em todas as partes do estado há problemas. Mas aqui ainda é um bom lugar para se viver.

Espero ter ajudado.

E se você mora em São Gonçalo e tem dicas e comentários úteis a fazer para quem deseja morar aqui, comente e compartilhe. Sua opinião é fundamental.

Obrigado por estar com a gente no SIM São Gonçalo.

24 COMENTÁRIOS

  1. Santa Luzia tbm é um bairro ascendente. Tem 2 grandes supermercados, tem UPA, tem muitos condomínios novos, quase todas as ruas asfaltadas, um comercio intenso, com academias, lojas de roupas, farmácias, 2 postos de gasolina e atualmente está em construção um shopping no estilo do Pátio Alcântara.

    View Comment
  2. Sou muito suspeita quanto ao fato de no Paraíso ser violento. Escuto mais tiroteios em Santa Rosa do que aqui, e nunca fui assaltada em São Gonçalo, o que não posso dizer o mesmo de Niterói…

    Enfim, moro pouco depois do Paraíso, na Parada 40. Para mim, melhor lugar não existe. Tenho os restaurantes, mercados, farmácias e escolas.

    O ponto de ônibus para todos os locais fica bem em frente ao meu condomínio. Realmente, não tenho do que reclamar. Pra mim, é o melhor bairro de São Goncalo.

    View Comment
    • Oi, Nathalia. Obrigado pela resposta!

      De fato, mesmo com esse “perigo” do Paraíso, não ouvimos tantos tiros e problemas como em diversos lugares no Rio e em Niterói. Infelizmente, há outras partes de São Gonçalo bem mais perigosas, mas como esses moradores pouco se manifestam, não conseguimos medir o grau de periculosidade de cada região. O Paraíso, como possui 2 Faculdades, muitas escolas, bancos e mercados, acaba sendo uma “referência”. Apesar de sabermos que tudo isso que contam, nem sempre é bem assim.

      Obrigado por estar com a gente no SIM São Gonçalo.
      Abraços!

      View Comment
  3. Monjolos não é uma opção para quem gosta de tranquilidade: se você morar no centro do bairro, vai se incomodar com casas de festa e bares que tem música alta a noite toda. Se for para ruas mais afastadas do centro, se depara com o tráfico, além dos buracos.

    O comércio é pequeno e com preços salgados. Não há muita variedade. A única coisa boa é que o bairro fica a uns 10 minutos do novo Costa Azul. Aí dá pra economizar. Mas só adianta se tiver carro (o ônibus para ir para bem próximo, mas para voltar, não. Você teria que andar um bocado até o ponto).

    O que tem de bom? Na minha opinião, nada!

    View Comment
    • Fernanda, obrigado pelo comentário! Nada melhor que a franqueza. A propósito, não sabia que o mercado estava com preços caros… como a gente se engana!
      Mais informações sobre a sua região, mande para gente! Obrigado por estar com a gente no SIM São Gonçalo.

      View Comment
  4. O Arsenal realmente é uma boa opção para quem quer mobilidade, não somente para ir aos centros do Rio, Niterói, Maricá e Alcântara, mas também para ir para praia, porém recomendo se comprar algum imóvel no Arsenal tem que ser próximo a RJ 106 ou em algum condomínio, pois a cerca de 1km de distante RJ106 há lugares que realmente não é muito legal de morar.

    View Comment
  5. Outro bom lugar para morar é Maria Paula, porém é um lugar caro devido a estar na fronteira com Niterói e possuir muitos imóveis e condomínios de médio e alto padrão.
    Morando proximo a Estrada Velha de Maricá tem boa mobilidade para os centros de Niterói e Rio e aos bairros de Alcântara e Icaraí, mas como falei anteriormente o preço é salgado!!

    View Comment
    • Oi, Gabriela.

      Santa Catarina é uma das regiões com boa infraestrutura na cidade, porém esse lance da violência por aí está complicado mesmo. Mas, como falei na resposta à Nathalia, os tiroteios eventuais, mesmo que péssimos, ainda são em menos escala que outras regiões perigosas do estado. Infelizmente, não está fácil para ninguém. Literalmente.

      Muito obrigado pelo comentário!
      Abraços.

      View Comment
  6. Conforme descrito na postagem, de fato, a melhor opção é visitar a casa, conversar com a vizinhança e tentar conhecer melhor a realidade do local. Acredito que a escolha do bairro ideal dependa muito das prioridades que se tem. Na minha opinião, Nova Cidade e Mutondo são ótimos: muito comércio e diversas opções de ônibus na porta de casa.

    View Comment
    • Oi, Juliana.
      Tudo bem?

      Concordo com você! Só conversando, e bem, com os moradores mesmo. Nova Cidade e Mutondo são um destes “pequenos centros” dentro de São Gonçalo. Não os citei porque, como são bairros antigos e bem habitados, as opções de moradia são naturalmente mais caras. Como a pergunta inicial foi sobre compra, não falei tanto sobre as opções com poucas chances de erro, como esse eixo entre Estrela do Norte, Nova Cidade e Mutondo, por exemplo.

      Obrigado por estar com a gente no SIM São Gonçalo.
      Abraços.

      View Comment
  7. Eu gosto do Mutuá. É próximo ao Centro e a BR-101. Próximo aos shoppings e tem ótimas escolas. É um bairro relativamente tranquilo e bem residencial. Há locais em que ainda é possível ver crianças brincando na rua.

    View Comment
  8. Para min o melhor bairro é Nova Cidade, tem várias escolas tradicionais particulares e públicas, tem o Shopping das Fábricas com roupas a preço de fábrica mesmo,o bairro fica à 5 minutos da BR-101, e uns 8 do Centro e Alcântara, tem linhas para boa parte de SG e do RJ além de 2 linhas para Niterói via BR pela ABC e Rio Ita, além de ter muito baixo índice de criminalidade também por ser afastada de lugares carentes e morros mais perigosos. Tem um condomínio em construção pelo Minha Casa Minha Vida e uma UPA prestes a inaugurar, prevista para janeiro de 2016. E praticamente todas as ruas asfaltadas!

    View Comment
  9. Bem, eu moro em Neves e não recomendo a ninguém. Tiroteios muito frequentes. Se a casa se distanciar das ruas principais e for mais próxima aos morros então, nem se fala (com destaque para os bailes com música ensurdecedora até de manhã) – mas isso é um problema presente em todo Rio de Janeiro. Entretanto devo ressaltar que é muito próximo do Rio e de Niterói e a oferta de transportes é maravilhosa. A oferta de comércio e serviços é mediana. Tem o Carrefour, um mercado grande, mas que deixa a desejar em matéria de preço; quatro lanchonetes de grandes redes (Mc Donald’s, Bob’s, Burguer King e Subway); uma agência do Itaú; a delegacia…

    View Comment
  10. Salve Matheus.
    Mutuaguaçu, aqui onde moro, tem os mesmos prós do “primo rico” Mutuá, com a vantagem do valor mais baixo do imóvel. Uma ressalva: procurar sempre casas próximas à rua principal. Ruas mais “pra dentro” sofrem com a falta de asfalto e o tráfico de drogas, mas nada que assuste, como em outras regiões, o tráfico funciona no estilo “formiguinha” (droga e dinheiro, nada de armas)

    View Comment
  11. Com certeza uma das melhores localidades fica em Nova Cidade e Trindade, assim como o Lucas e a Juliana comentou, estamos entre grandes 02 grandes centros comerciais: centro de SG e Alcântara. Acesso rápido a BR-101, acesso rápido a bancos e lotérica na praça ( que é um centrinho), ônibus pra todas a localidades disponíveis, Rio, Niterói e SG, além de inúmeros mercados e escolas. Enquanto tem bairros que por ser tão perigoso, nem banco têm ainda. Como Laranjal, Santa Luzia, Bom Retiro, Marambaia em diante.

    View Comment
  12. Morri em Sta Isabel com os meus pais e não recomendo a ninguém. Já houve um tempo em q os valores eram mais baixo. Agora são caríssimos. Faz 3 anos que que mora no Estrela do Norte em uma casa alugada. Apesar dos constantes assaltados a pedestres, gosto do bairro, pois temos muitas opções e estamos perto do centro de SG. Contudo, as coisas aqui são bem caras (farmácia, mercado e padaria). E há pouco tempo tbm comprei uma casa em Neves. Apesar de achar q a área é carente em comércio, comprei devido ao fácil acesso e grande oferta de ônibus, uma vez q trabalho em SG e Niterói. Então, acho q isso vai muito do momento de vida e das suas necessidades.

    View Comment

RESPONDA AO COMENTÁRIO

Escreva seu comentário aqui.
Por favor, insira seu nome aqui.