Como transformar São Gonçalo numa cidade mais verde

2857
Projeto Remoma - Marcos Dias

“Tem Jardim no Catarina?” Essa é mais uma daquelas frases que seriam engraçadas se não fossem trágicas. São Gonçalo, como boa parte do território do Rio de Janeiro, já abrigou parte da Mata Atlântica no passado. Nas últimas décadas, com o crescimento urbano desordenado e acelerado, nossa cidade entrou para a lista daquelas com poucas áreas verdes e muito cimento construído, retendo ainda mais calor, deixando nossas temperaturas cada vez mais altas e com um verão insuportável.

Conhecendo as pessoas que se mobilizam pela cidade, chegamos até Marcos Dias, biólogo que criou o projeto Remoma, cujo objetivo é a Revitalização do Morro da Matriz, daí a origem do nome. Desde 2002, Marcos trabalha na recuperação da vegetação no entorno da Igreja Matriz de São Gonçalo, plantando espécies nativas da Mata Atlântica.

Projeto Remoma - Morro da Matriz – São Gonçalo
Sujeira e depósito de lixo no terreno entre a “Clínica São Gonçalo” e a Igreja Matriz.

Bem além da melhoria visual e olfativa, sem o lixo acumulado, o Remoma entende que a revitalização dos espaços naturais também inibi o crescimento desordenado no topo do terreno, e promove o lugar para que se faça caminhadas com temas religiosos e ecológicos, tornando-se uma nova opção de lazer para a população, contando com a vista privilegiada da cidade.

No final de março de 2015, a equipe formada por voluntários de todas as idades, entre eles alunos do Clélia Nanci, realizaram a 25ª etapa do Projeto Remoma, plantando espécies nativas como Pau d’alho, ipê roxo e paineiras na região.

Projeto Remoma - Morro da Matriz – São Gonçalo
Situação do lugar, antes da chegada do Projeto Remoma no último mês de março (2015).
Projeto Remoma - Morro da Matriz – São Gonçalo
Ações de plantio de espécies como pau d’álho e ipê.

Segundo Marcos, ainda há muito trabalho a ser feito. Se você estiver interessado em fazer parte dessa equipe como voluntário, entre em contato com o Remoma através do email projetoremoma@gmail.com. Em breve, eles criarão um grupo no Whatsapp para troca de ideias e sugestões para fazer ainda mais por São Gonçalo.

Esperamos que o gesto do Remoma se alastre, tornando-se um exemplo do que pode ser feito para deixar a cidade um lugar ainda melhor para se viver.

Entre no site www.projetoremoma.org e confira outras ações do projeto.

Projeto Remoma - Morro da Matriz – São Gonçalo
25ª Etapa do Projeto Remoma, no Morro da Matriz – Centro de São Gonçalo
Projeto Remoma - Morro da Matriz – São Gonçalo
25ª Etapa do Projeto Remoma, no Morro da Matriz – Centro de São Gonçalo

3 COMENTÁRIOS

RESPONDA AO COMENTÁRIO

Escreva seu comentário aqui.
Por favor, insira seu nome aqui.