Clique e leia também: Linha 3 do metrô Rio já foi realidade na história de São Gonçalo

Hoje de manhã Job não se conteve de alegria e acordou uma hora antes do despertador. Há dois meses ele planejava essa viagem. Saiu de São Gonçalo às 7h e chegou em Niterói às 7:30, um recorde!, graças à inauguração da Linha 3 do Metrô. O mesmo trajeto, de ônibus, frequentemente durava uma hora e meia de sofrimento nos engarrafamentos.

A Secretaria Estadual de Transportes esperava alguns imprevistos no primeiro dia de operação da Linha 3. Um bêbado resolveu caminhar pelos trilhos próximos da estação Zé Garoto. Além disso, tudo correu perfeitamente.

Morador do Vila Três, um dos menores bairros gonçalenses, Job caminhou por 10 minutos, de casa até a Estação Alcântara. Despertou a curiosidade do rapaz duas pessoas prendendo a bicicleta no bicicletário instalado na entrada da estação.

– Amanhã venho de bicicleta pra testar o funcionamento do bicicletário.

Espalhados por todo o município, vendedores ambulantes se posicionaram estrategicamente em volta da estação recém inaugurada, prontos para correr caso a Guarda Municipal aparecesse. Um panfletista bem humorado, falando alto, distribuía descontos para compras maiores do que 30 reais em um sex shop na Rua da Feira.

– Tem metrô, mas São Gonçalo ainda sofre com a pobreza e a informalidade.

Job comprou um Guaragrac e uma coxinha num quiosque dentro da estação e tomou seu café da manhã andando em direção à plataforma, sentindo o cheiro do ambiente novo, completamente limpo, e observando tudo ao redor, como gosta de fazer.

Quando passava na roleta, dois cachorros magros e sujos invadiram a estação sem pagar passagem, mesmo preço do ônibus intermunicipal. Depois de uma perseguição engraçada, foram expulsos pelos fiscais contratados de uma empresa terceirizada.

O vagão não estava cheio. Job sentiu medo da população não aderir ao modal e o Governo do Rio de Janeiro interromper a operação da linha logo no primeiro dia.

Viajou sentado, para avaliar a qualidade dos bancos, e de pé, para se concentrar na vista pela janela. Passavam lá fora os pequenos imóveis comerciais de paredes pichadas e revestidas pela fuligem negra que sai do escapamento dos veículos, característica marcante da cidade, as pilhas de lixo nas esquinas, no pé dos postes de luz e as crianças indo para a escola.

– Ver a paisagem é uma vantagem do metrô de superfície.

Dentro do vagão, encontrou a mesma limpeza da estação. Limpeza em São Gonçalo é algo que ninguém está acostumado. De repente a Estação Arariboia surgiu, o fim da linha. Job desembarcou e para chegar ao trabalho ainda teve que pegar a barca para a Capital.

Conhece a maquete da linha 3 do metrô de São Gonçalo?

Confira no vídeo deste sonho gonçalense. Assista!

5 COMENTÁRIOS

  1. Virão gerações e gerações e isto nunca acontecerá aí em São Gonçalo. Cidade governada como roça, por um bando de incompetentes. Estamos abandonados à própria sorte. Saúde e educação falidas, transporte precário e imundo, mobilidade urbana zero, ruas enlameadas, esgoto à céu aberto, coleta de lixo, nem se fala.
    Enquanto houver o monopólio dos empresários do setor de transporte, nada mudará para melhor aí em São Gonçalo.
    Cadê as barcas Rio / São Gonçalo? Preferiram construir esta maldita BR-101 por dentro do município, o que piorou muito mais o trânsito em ambos lados da Rodovia em qualquer horário.

  2. NÃO POLÍTICO E NEM TÃO POUCO CONHEÇO A PESSOA MAS O POVO DE SÃO GONÇALO TEVE A OPORTUNIDADE DE NAS ELEIÇÕES DE 2014 VOTAR EM UMA CANDIDATA A GOVERNADORA MORADORA DE SÃO GONÇALO E QUE POSSA FAZER ALGO POR NÓS E O POVO NÃO PENSA ESSES CARAS SO FAZER PELO MORADOR DO RIO DE JANEIRO(LINHA 4 METRÔ,BRT E VLT ENTRE OUTROS).CHEGA DESSES CARAS VIEREM PARA O NOSSO MUNICÍPIO E PROMETEREM E NÃO FAZEM NADA.

  3. A CANDIDATA FOI A DAYSE OLIVEIRA PSTU NUNCA OUVI FALAR FALAR DELA MAS VOTEI VELA SÓ PELO FATO DE SER MORADORA DE SÃO GONÇALO POIS ACHAVA QUE PODERIA FAZER ALGO POR NÓS E ESPERO QUE NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES OS MORADORES PENSEM TAL COMO EU PENSO.

  4. Depois do metrô de Salvador, a CCR está com um enorme “norrau” para fazer esse metrô de São Gonçalo de forma surpreendente, acreditem e corram atrás disso. O próprio Município era p bancar um investimento desse pois a valorização seria descomunal para São Gonçalo q hoje no país é o local q mais precisa de um sistema modal desse.

RESPONDA AO COMENTÁRIO

Escreva seu comentário aqui.
Por favor, insira seu nome aqui.