O ano de 2018 mal começou e já temos quatro casos registrados de febre amarela, até hoje, no estado do Rio de Janeiro: três em Valença, resultando em dois óbito e mais um em Petrópolis.

A febre amarela é transmitida por mosquitos silvestres e urbanos. No Brasil, desde 1942, só há registros da febre amarela por mosquitos silvestres (Haemagogus). A transmissão ocorrerá através da picada do mosquito infectado em uma pessoa saudável. Essa pessoa se tornará portador do vírus e poderá adoecer.

Onde tomar a vacina contra febre amarela

Por isso, é de extrema importância que nós estejamos com a vacinação em dia e, assim, prevenir de contrair o vírus da febre amarela. Segue abaixo a lista das Unidades de Saúde da Família em São Gonçalo que estão aplicando a vacina:

Polos Sanitários

  • Polo Sanitário Washington Luiz
    Onde fica: Praça Estephânia de Carvalho, s/nº – Zé Garoto
  • Polo Sanitário Paulo Marcos Rangel
    Onde fica: Estrada da Conceição, s/nº, Porto do Rosa
  • Polo Sanitário Hélio Luz
    Onde fica: Rua da Concórdia, s/nº – Alcântara
  • Polo Sanitário Rio do Ouro
    Onde fica: Avenida Eugênio Borges, KM 7 – Rio de Ouro
  • Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima
    Onde fica: Rua Cariranha, n/nº – Jardim Catarina

UBS – Unidades Básicas de Saúde

Caso estes postos de saúde não estejam perto de você, procure saber nos postos mais próximos de sua residência ou trabalho se a vacina já está disponível por lá.

Contra-indicações, segundo a FioCruz

A vacina não é indicada para quem apresenta algumas condições clínicas especiais. Para saber se você se encontra nessas condições, clique a seguir: CONDIÇÕES CLÍNICAS ESPECIAIS

Como o vetor da doença é um mosquito, devemos evitar o acúmulo de água em recipientes destampados. Qualquer ambiente, desde caixa d’água até tampinhas de garrafa pet, que possui água parada pode se tornar atraente para a colocação de ovos do mosquito e seu desenvolvimento.

Para maiores informações sobre a febre amarela, acesse saude.gov.br/febreamarela.

RESPONDA AO COMENTÁRIO

Escreva seu comentário aqui.
Por favor, insira seu nome aqui.