Muitas pessoas serão surpreendidas com a suspensão do benefício do Bilhete Único Intermunicipal. Mesmo que você já tenha declarado a renda de até R$3.000 há alguns meses.

Isso porque no Decreto Estadual nº 45.895 consta que a declaração deve ser renovada a cada 180 dias. Isto é, 5 meses.

Ao invés de perder tempo indo às agências do RioCard, saiba o que fazer se isso acontecer com você:

  1. Declare novamente a sua renda pelo site da Setrans: https://www.riobilheteunico.com.br/declaracao e espere 24 horas para o próximo passo (porque o site demora a atualizar)
  2. Acesse o site do Bilhete Único: https://www.cartaoriocard.com.br/rcc/bilheteUnico
  3. Faça o Login no site do Bilhete Único
  4. Vá na sessão USUÁRIOS > CONSULTA E ALTERAÇÃO > selecione o usuário que teve o benefício suspenso > ALTERAR > selecione a opção “Deseja habilitar o Bilhete Único Intermunicipal?” > CONFIRMAR
  5. Validar o cartão em qualquer máquina de validação ou na própria máquina dos ônibus.

Observações sobre o Bilhete Único:

Pode demorar mais 24 à 48 horas para o benefício ser ativado (pela demora na atualização do site).

Você não receberá nenhum aviso que seu benefício do bilhete único foi suspenso, ou seja, fique atento ao dia em que declarou e se a máquina do ônibus computou a integração.

Se após esperar 24h e não aparecer a opção de habilitar o bilhete único e no lugar aparecer SUSPENSO na cor vermelha, espere mais um pouco, pois o site demora a atualizar.

A empresa RioCard não vai querer te reembolsar a diferença entre as passagens integrais e o valor do bilhete único nos dias que você ficou esperando o site deles atualizar para receber seu direito de volta.

RESPONDA AO COMENTÁRIO

Escreva seu comentário aqui.
Por favor, insira seu nome aqui.