Foi Leonardo Da Vinci quem percebeu a possibilidade de construir um telescópio. No artigo Códice Atlanticus, escrito em 1490, ele comenta que observou o aumento da Lua. Em outro trabalho, Códice Arundul, em 1513, ele relata que “para observar a natureza dos planetas, abra o telhado e traga a imagem de um único planeta sobre a base de um espelho côncavo. A imagem refletida pela base mostrará a superfície do planeta que muito aumentou.” Ele entendeu e compreendeu o fato de que a Lua “brilhou com a luz refletida do Sol” e explicou corretamente que “a Lua nova é a superfície da Lua iluminada por luz.”
Você pode não saber, mas em São Gonçalo, um amante do espaço abriu o telhado de seu lar e nos apresenta o brilho das estrelas. Seu espaço se chama Clube de Astronomia Leonardo Da Vinci e fica a 10 minutos do centro da cidade. É logo ali, no bairro do Vila Lage.
Um dos seus fundadores é o Milton Machado. Ele se autointitula astrônomo amador. Gostaria de defini-lo como um amante expositor dos céus. Diria que uma das partes mais divertidas e emocionantes é vê-lo exibindo o céu para os outros. As surpresas e os suspiros transmitidos pelo seu púbico, em uma festa estelar, por pessoas que pela primeira vez dão uma boa olhada na Lua, nas estrelas ou Saturno são sem dúvidas uma recompensa agradável para o expositor dos céus.
As crianças são um público cativo. Inquietas e ansiosas, elas permanecem na fila à espera de um olhar mágico. Para Jonas Brito, 9 anos, “é muito legal ir ao clube. Quero um dia ser um astronauta”.
A ideia de criar o Clube surgiu em meados da década de 80, quando Milton Machado estava prestando serviço militar no 3° Batalhão de Infantaria (3°BI), localizado em São Gonçalo.
Em 1986, a mídia fez um grande alarde com a passagem do cometa Halley e no quartel, no qual servia como militar, fizeram uma festa onde teria um telescópio para que se pudesse ver o cometa.
Só que Milton, enquanto soldado, não pode ir à festa a qual estava reservada apenas a patentes mais altas e ficou bastante triste naquele dia.
Foi então que no dia 23 de outubro daquele ano, dia do seu aniversário, havia comprado um telescópio e durante um churrasco, com os amigos mais próximos, propôs a criação do Clube de Astronomia Leonardo Da Vinci, no qual todos teriam o direito de ver o espaço, sem discriminar ninguém.
Passados mais de 25 anos, o clube de astronomia permanece com o mesmo ideal. Nas palavras do seu fundador, o Clube de Astronomia Leonardo Da Vinci, é um espaço humilde, mas grandioso em termos de criatividade e superação. É um lugar em que se pode ver que mesmo com pouco dinheiro se pode criar uma mostra interessante do grandioso universo que nos abriga. Quem gosta de astronomia fica encantado e não acredita que isso tudo esta aqui em nossa cidade e quase ninguém conhece.
No mesmo local fica o Centro Cultural Vila Lage, cujos princípios são resgatar os valores da vida, preservando a história e propiciando as pessoas o acesso a Arte, Ciências, Música e Cinema.
Para Milton Machado, o clube em si já é um grande sonho realizado, mas gostaria de ter mais recursos materiais para mostrar coisas mais fantásticas como, por exemplo, as explosões solares, entre outras, para poder despertar ainda mais a curiosidade científica nas crianças e nos jovens.
No momento, o clube precisa terminar a obra do observatório, pois falta uma proteção térmica no teto para não permitir que a temperatura ultrapasse os 50ºC, como esta ocorrendo. Então um pequeno patrocínio seria muito bem vindo. Faltam também sócios contribuintes, pessoas que sejam simpatizantes a causa e que possam ajudar a manter o Clube com sua pequena, mas importantíssima, mensalidade e de voluntários para ajudar durante as atividades de observação do céu e da exibição de filmes e documentários. E é claro, ver a cúpula clássica do observatório construída.
Desejo ao expositor dos céus uma grande jornada.
São Gonçalo tem tanta gente interessante fazendo tanta coisa boa e, infelizmente, não recebendo a divulgação necessária!
Vou compartilhar nas redes sociais.
Sim, nossa tarefa é dar ainda mais visibilidade ao que se faz por aqui.
Obrigado pelo comentário. 🙂