O Partage Shopping São Gonçalo alagou numa chuva de verão de janeiro. Rapidamente, as fotos foram parar nas redes sociais. Mas o que talvez você não saiba, é como o crime ambiental que ocorre ali pertinho contribui com essa calamidade.
Você conhece o canal que fica próximo ao Shopping, mais precisamente, na Travessa Preciosa, no Centro de São Gonçalo? Pois bem. Essas imagens retratam como as pessoas tratam o rio, transformando-o num valão.
Esse canal recebe esgoto in natura, ou seja, sem tratamento algum, de boa parte das ligações clandestinas do Centro de São Gonçalo. E num momento de ⛈ chuva torrencial, como são essas que nos assolam nos meses de janeiro a abril, os alagamentos chegam a níveis surreais. Como aconteceu nesse dia e, infelizmente, acontecerá mais.
As atividades climáticas estão mais tensas. Por outro lado, a nossa consciência e educação ambiental deixam muito a desejar. Na foto, enquanto as #crianças do Jardim de Infância pedem para que cuidem do rio, os adultos lançam esgoto e lixo diretamente nas águas, sem culpa. Um descompasso de consciência que os pequenos, infelizmente, sentirão ainda mais nos anos que virão.
Cobramos muito daqueles que estão com as mãos nos controles da administração pública. Ainda sim, também precisamos cobrar às pessoas comuns, como nós, que no dia a dia contribuem para que o rio fique do jeito que se encontra hoje. É preciso encontrar maneiras eficazes para educar os adultos que ainda não compreenderam a gravidade do fato.
Um alagamento como este que aconteceu é ruim para todos. Impacta os negócios locais, as residências, desvaloriza imóveis, paralisa o trânsito, e por aí vai. Os efeitos daqueles saquinhos de lixo lançados no rio, quando se trata de uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes, pode ser bem maior que imaginávamos.
Qual o nome deste Rio.Podem me informar por favor.
Oi, Reginaldo.
Infelizmente, não sei.
Fiz uma busca num documento recente da prefeitura, que mapeou rios na cidade. Mas esse córrego não tinha nome. Sei que ele se liga ao rio Imboaçu mais à frente.