Imagine entrar em uma lanchonete e se deparar com centenas de livros espalhados no balcão. Onde um senhor, com traços orientais, manuseando uma chapa e com um sorriso cativante, diz que pode levar o livro que quiser. E que, quando acabar de ler, devolva para que outros tenham a oportunidade de ler o mesmo livro também. “Aqui alimentamos não só o corpo, mas também o espírito.”
Para a alegria dos “gulosos” por leitura e um ótimo lanche, esse lugar existe. Trata-se do “Japa Lanches”, na Rua Francisco Rocha, 59, no bairro do Porto da Pedra. O espaço foi carinhosamente batizado de bibliojapa. O Sr. Osvaldo Roberto conta que a ideia nasceu de fazer um clubinho de leitura entre as crianças do bairro. Sem fugir da sua origem oriental, durante esses encontros o Sr. Osvaldo não deixa de fazer seus origamis, tornando a leitura mais lúdica entre os pequenos. Ele acredita que a igualdade está na educação. Para ele, ler é saber.
Nesse lugar, encontramos o verdadeiro X-TUDÃO. Saboreamos esse misto de sabores que só a literatura proporciona. É por isso que nós da família Recicla Leitores e do Sim São Gonçalo acreditamos que gestos como esse mudam o mundo para melhor. Um prazer alimentarmos essa saborosa biblioteca, ampliando esse cardápio de sonhos.