Galo Branco é um bairro localizado no município brasileiro de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. É um dos bairros de maior IDH de São Gonçalo, sua população está estimada em 35.000 habitantes, faz limite com os bairros do Rocha, Estrela do Norte, Centro, São Miguel, Bairro Antonina, Nova Cidade, Mutondo, Colubandê e Agua Mineral. Assim como o bairro Zé Garoto, a história deste bairro está associada ao sucesso e popularidade de um comerciante local. O fazendeiro em questão, do qual não se sabe o nome, foi um dos primeiros proprietários e moradores da região; possuía um comércio na rua São Pedro em Niterói, a “Casa de Ferragens Galo Branco”.
Para se chegar a localidade, conhecida atualmente como Chumbada, seus vizinhos passaram a usar sua porteira como ponto de referência, que ficou conhecida por eles como Homem do Galo Branco. O comerciante por sua vez resolveu colocar na porteira a estátua de um galo de louça na cor branca, objeto que virou referência para aqueles que almejavam chegar a sua fazenda ou que seguiam para propriedades vizinhas. Assim surgiu o bairro Galo Branco.
Porém, o bairro foi formado pelo lotemento da Fazenda Galo Branco. O bairro abriga a garagem da Viação Galo Branco e a Escola Municipal Duque Estrada. Diversas ruas do bairro recebem nomes de Expedicionários Brasileiros que faleceram durante a segunda Guerra Mundial.
Sua principal via é a Avenida Maricá, que faz a ligação entre os bairros do Alcântara a Santa Catarina.