Todos os dias, toneladas e mais toneladas de lixo e esgoto sem tratamento são lançados na Baía de Guanabara. Na Praia das Pedrinhas, aqui em São Gonçalo, o cenário não é diferente. Tanto na orla, quanto no mangue, é imensa a quantidade de detritos que chegam à região. Seja pela movimentação das marés ou pelos córregos que lá desembocam.
Desafio do lixo na Praia das Pedrinhas
Pensando em como chamar a atenção das pessoas, Thamiris Santos e Romário Regis trouxeram o chamado “DESAFIO DO LIXO” para cá. A ideia consiste em fazer um antes e depois do lugar, recolhendo esse lixo que despejamos indiscriminadamente no meio ambiente.
Através da hashtag #trashtagchallenge, é possível conferir como isso aconteceu em outras partes no mundo. O produto dessas ações é uma prova de como a união de pessoas comuns, como eu e você, pode gerar resultados interessantes e benéficos para toda a sociedade.
A Praia das Pedrinhas é uma das raras partes da Orla de São Gonçalo que ainda tem movimento para o lazer. Algo que foi retomado com mais força após a revitalização, em 2013.
O plano inicial do “Desafio do Lixo” era realizar a ação na orla. A prefeitura (ou a empresa contratada) se adiantou e fez uma limpeza superficial, um dia antes. Mas a gente sabe que um problema crônico não se resolve facilmente. E assim o grupo encarou uma tarefa ainda mais difícil: enfiar a mão na lama. Literalmente! Adentrando o manguezal.
Manguezais são ambientes que fazem a transição entre os meios terrestre e aquático. E são muito conhecidos por serem o “berçário” das espécies. Entretanto, a quantidade de lixo plástico enterrado na terra e lama do mangue nos mostra cenas cada vez mais bizarras. Como uma garrafa pet que encontrei e, ao puxar, vi que havia um pequeno caranguejinho que a transformou em sua “casa”.
Retiramos o excesso. Mas é verdade que ainda há muito o que fazer.
Nesse caso, a CEDAE e as prefeituras têm tudo a ver com isso. A captação do esgoto e o tratamento terciário das águas devolvidas aos rios e mares são pontos fundamentais. Isso aliado a uma coleta sem furos, com redes de reciclagem que evitassem os montes de lixo que, muita das vezes, são levados pelas chuvas aos encanamentos de águas pluviais. Que, no final, param ali na praia ou nos oceanos.
Novas edições do Desafio do Lixo
Uma nova edição da limpeza foi marcada para 18 de maio/2019. E o que se espera agora é que, com um contingente de voluntários maior, consigamos retirar ainda mais resíduos sólidos para deixar a praia e o mangue “respirando” um pouco melhor.
Com a 5ª maior população do mundo, o Brasil é um dos maiores produtores de lixo do planeta. Se buscarmos um índice que tenha lixos plásticos como parâmetro, somos o 4º maior. Alguns dados apontam que produzimos cerca de 10 milhões de toneladas de lixo plástico todo ano. Entretanto, reciclamos apenas 145 mil toneladas.
Esperamos que, a cada ato simbólico desse, mais e mais pessoas se conscientizem do quanto precisamos pressionar autoridades públicas e a nós mesmos sobre os problemas que produzimos ao meio ambiente.
Nao é nesta praia que o prefeito vai tomar sua cervejinha todas as segundas?? Deve estar feliz com esta ação!!! Deveria agradecer à equipe!!!
Verdade. 🙂