Após 5 anos de queda e marasmo, a economia brasileira dá tímidos sinais de reação. Mas quando vamos para o microcosmo das cidades, o que vemos em São Gonçalo ainda é uma grande dificuldade na geração de renda e emprego.
Dando uma breve volta nos shoppings, é possível ver um número além do normal de lojas que, ou foram trocadas por outras, ou fecharam mesmo. Nas ruas, a situação também não é muito diferente em diversos pontos comerciais antes ocupados.
Ainda sim, ainda há quem pague pra ver. É o caso daqueles que apostam empreendendo por aqui. Um levantamento feito em fevereiro/2019 pelo SEBRAE com dados do Caged, mostrou que 72% das vagas com carteira assinada foram geradas pelas micro e pequenas empresas, como academias, restaurantes, papelarias, cafeterias, mercados, clínicas, entre outros exemplos. Por outro lado, as lojas de rede como Caçula, O Amigão e Casas Pedro também apostam no potencial público da cidade.
Infantaria F2: saúde e bem estar no Colubandê
Em agosto, fui no lançamento da Infantaria F2, um box de treinamento popularmente conhecido Crossfit, nome da marca que formatou essa modalidade de exercícios físicos.
Criada por sócios que vem do ramo da saúde e bem estar, a loja foi inaugurada em agosto de 2019, no Colubandê. O desafio de abrir um empreendimento fora do 4º distrito e Centro também chama a atenção, mostrando a aposta em regiões da cidade que tem público, mas nem sempre a oferta de serviços ideal.
O box fica na Avenida José Mendonça Campos, 887, Galpão 1, Colubandê, na rua principal do Bairro.
Justo Café: lounge e café no Alcântara
Inaugurado em 2018, o Justo Café é uma daquelas felizes surpresas no Alcântara. Situada na Estrada dos Menezes, a loja completou 1 ano de funcionamento, mostrando que a região tem potencial para negócios que visam um público que curte ambientes confortáveis com um belo café para acompanhar.
Fui no Justo em julho/2019, trocar uma ideia com o Mário Lima Jr, que já escreveu muito aqui no SIM SG. Inclusive, a ida foi dica dele.
Um dos pontos altos do lugar é a disposição das mesas e cadeiras no 2º andar. A possibilidade de um espaço não necessariamente fechado no padrão “mesa e cadeira” permite que o espaço seja remodelado, inclusive para receber pequenos eventos privados ou reuniões de negócios.
O Justo Café fica na Estrada dos Menezes, 850 – Loja 110 – Alcantara. Confira no mapa.
Lojas O Amigão no Alcântara
As lojas O Amigão são uma das buscas mais frequentes no SIM São Gonçalo. Não é por menos. Com uma variedade interessante de produtos que cabem em todos os bolsos, é visível como sua presença, tanto no Centro, quanto em Alcântara, trazem confiança para novos empreendedores do ramo que desejem investir na cidade.
Caçula no Centro
Numa cidade com mais de 1 milhão de habitantes, situada no estado que é o pólo criativo do Brasil, é natural que seja grande o número de artistas e pessoas ligadas à indústria criativa. E com o avanço da crise, muitas pessoas que perderam seus trabalhos e empregos passaram a apostar em seus talentos individuais para fazer negócios.
Se no passado era possível ver armarinhos, casas de tecido, costura e lojas de desenho nas ruas, a realidade dos últimos anos fez com que muitas delas fechassem ou reduzissem seus produtos. Em meio a tanta demanda por insumos, a chegada da Caçula pode ser um fator determinante no desenvolvimento dos produtos e serviços desses profissionais do setor criativo.
A Caçula está no último andar do Shopping Partage, no Centro de São Gonçalo.
Esses foram apenas alguns exemplos. Certamente, outros micro, pequenos e médios negócios estão ou ainda serão abertos na cidade, transformando o cenário e servindo de propulsores para a economia regional.Tem outros? Conte nos comentários.
Oi Matheus, você já pensou em fazer uma matéria na área de segurança pública, chamando a atenção para os setores responsáveis. Tocar no assunto sobre as barricadas que tomaram conta dos bairros da cidade? Deveríamos falar sobre este assunto, SG está abandonado pela segurança pública, e a criminalidade nunca foi tão evidente a ponto de estarmos em segundo lugar no estado, neste quesito. Precisamos mobilizar e sensibilizar o setor responsável, pra que nós cidadãos possamos nos sentir pelo menos um pouco seguro. Pense nisso. Forte abraço. Cláudio Diaz
Oi, Cláudio!
Tudo bem?
Sim, estou formatando alguns posts sobre segurança pública, dando uma boa olhada no site do ISP. Aliás, fiz um vídeo há 3 semanas sobre o assunto, e está publicado lá no facebook.com/simsaogoncalo.
Ainda sim, é verdade, preciso trazer mais dados e correlacionar com a realidade.
Muito obrigado pelo comentário!
Abraços.