Salgueiro

O nome deve-se ao sr. Salgueiro, português que tinha um comércio no que hoje é a esquina entre Estrada das Palmeiras e Estrada da Sapucaia. De fato, “Salgueiro” é apenas o nome de quatro quadras do bairro, que se chama “São Lourenço” em sua totalidade.

Fake swiss watches audemars piguet replica vs authentic 80% offHow to tell a Fake rolex bell and ross replica watches With The Best Cheap PriceSale watches chopard mille miglia chronograph replica With 80% DiscountGold belly bars movado knockoffs Under $49Ladies watches replica tag heuer link automatic chronograph Under $130

A fazenda que existia ali – S. Lourenço – foi loteada e na década de 1960 o BNH – antigo Banco Nacional da Habitação, federal – fez um conjunto de casas muito boas no local para trabalhadores.
As casas tinham o planejamento da “puxadinha”, isto é, um espaço no fundo do quintal para que pudesse ser feita mais uma construção, como uma meia-água – tradicional para os filhos que se casam cedo e que ainda não têm casa própria.

Os antigos dizem que os moradores do morro do Salgueiro, no Rio, foram morar lá, levando para o bairro, além da coincidência do nome do morro, a violência e bandidagem. Por coincidência, o Morro do Salgueiro, no Rio de Janeiro, era de propriedade do parente do sr. Salgueiro de São Gonçalo. A mesma família deu seus nomes a locais distintos.

Na verdade, e poucos sabem, existem vários bairros e sub-bairros no local, além do Salgueiro, que pertence ao 1o. Distrito da cidade.: São Lourenço, Eucalipto, etc.

 

Mapa do Salgueiro

Fonte: Alexandre Martins