A Vila Operária Neves, atualmente chamada de Vila Lage, emprestando o nome ao bairro, foi construída por volta da segunda metade da década de 30 do século XX, pelo autodidata e empreendedor Henrique Lage para os funcionários e familiares da Companhia Nacional de Navegação Costeira S/A, em sintonia às novas leis trabalhistas e adequando-se ao novo momento das relações entre as empresas e trabalhadores.
“Ressalta-se que a construção de vilas operárias é uma prática relativamente comum entre os grandes empresários desde fins do século XIX, normalmente contanto com incentivos governamentais e localizadas em terrenos das próprias empresas”. (RIBEIRO, 2007, p.169)
As edificações são realizadas na região de Neves, em São Gonçalo, próximo ao ramal ferroviário da Leopoldina e em terrenos adquiridos, em 1915, pela Lage Irmãos.
A Vila Operária/Vila Lage caracteriza-se por um conjunto de construções habitacionais que segue um padrão arquitetônico com grandes portas e janelas de madeira, além das suas varandas convidativas e telhados inconfundíveis. O conjunto residencial é composto por moradias pequenas de um pavimento com dois quartos e residências grandes, de dois pavimentos com cinco quartos, custando cada uma ao empresário respectivamente 20 contos de réis e 40 contos de réis, e alugadas aos trabalhadores por cem mil réis e 150 mil réis (RIBEIRO, 2007).
As casas e o Clube Social Vila Lage (este fundado em 1942) permanecem de pé até hoje, embora se perceba descaracterizações devido a reformas em algumas casas, muito pela falta de informação e incentivo, pois não foram tombados por nenhuma esfera de poder público para que haja a preservação e manutenção desse patrimônio gonçalense.
O conjunto habitacional de Vila Lage é um vestígio no tempo e no espaço das transformações urbanas, econômicas e sociais do São Gonçalo do início do século XX. Precisa ser preservado!
Muito bom saber mais sobre a minha cidade! Ótimo saber que existem pessoas empenhadas em divulgar a memória de São Gonçalo.
Muito obrigado pelo apoio, Oswaldo!
Seja bem-vindo ao SIM São Gonçalo.
Boa noite.
Favor retificar o texto do artigo pois a Vila de casas iniciou obras de execução no final da década de 1920 e não de 1930 – de acordo com a revista Fon fon ed. 51 de 1920 e ed. 37 de 1921.
Abraço
Fernando Rocha
Morador há 49 anos