Na tarde de 26 de maio de 2014, um carro caiu do viaduto de Alcântara. A RJ-104, famosa Niterói–Manilha, viu um carro perder o controle, cair de uma altura de quase 10 metros e parar lá embaixo, atingindo os pedestres. Os detalhes sobre o que aconteceu no acidente estão na matéria do jornal Extra. Se você gosta de ver desgraça, vá lá para ver os detalhes. Prefiro saber como nos prevenirmos dela.
Há tempos que essa discussão vem sendo levantada. Rádios, jornais e blogs locais já alertavam sobre os perigos do viaduto. Mas é aquela história: na maior parte das vezes, o ser humano só aprende na dor. Eis que o pior, finalmente, aconteceu.
Em 17 de janeiro de 2012, uma kombi quase caiu do lado oposto do viaduto. Por obra de Deus, ela ficou apenas pela metade. É possível encontrar um bom arquivo sobre isso no blog Terrirório Gonçalense, que noticiou o acidente de 2 anos atrás. Vágner Rosa, editor do site, fez uma série de publicações sobre o problema, inclusive alertando sobre a “tragédia anunciada” já no outro lado do viaduto, onde aconteceu o acidente de hoje. Vidente? Não, consciente.
Cortando boa parte de São Gonçalo, a RJ-104 é uma via arterial na região. O crescimento populacional de São Gonçalo nos últimos anos, obriga Alcântara a ter um novo planejamento urbano e viário que atenda às necessidades atuais. Mas o que foi feito de útil nos últimos anos?
Vejamos: a RJ-104 é uma rodovia estadual. Ou seja, de responsabilidade do DER, órgão do Estado. Porém, o planejamento urbano (ou o que deveria ser feito) é obra do governo municipal, sendo este o responsável pela manutenção das vias que circundam a RJ. O tráfego de todas está interligado. A rodovia não está isolada. Apelando para o BOM SENSO, penso que as autoridades municipais, principais interessadas no trânsito da região, deveriam agir em parceria com o Estado para que a rodovia se mantivesse em perfeito estado. Mas qual a movimentação em torno disso? Um grande NADA.
Para selar o destino de Alcântara, a prefeita anterior ainda concede a licença para a construção de um shopping, em cima da praça que existia a poucos metros do famigerado viaduto, colocando mais uma pedra na oportunidade de repensar o plano urbanístico do distrito. Pra completar, a população iludida ainda é grata por esse “grande feito” de interesse privado.
No contraponto, a atual administração, leia-se Mulin, depois de quase 1 ano e meio no poder, pouco deu sinais públicos sobre ter pressionado o bizarro governo do estado, representado por Sérgio Cabral, Pezão e Júlio Lopes (ex-secretário de Transportes), para fazer esse “grande favor” à população. Será que vai ter que cair um ônibus cheio de crianças lá de cima para alguém fazer algo?
Em breve, alguns puxa-saco de político, seja de Panisset, Mulin, Cabral ou de quem for, vão começar a falar das “mil maravilhas” feitas por esse ou aquele “brilhante administrador público”. Mas, na boa, se fosse um amigo ou alguém da sua família, em cima ou embaixo daquele viaduto, você certamente estaria pensando 30 vezes antes de escrever qualquer coisa em prol de alguém que só quer o seu voto.
Fique ligado! Em menos de 2 meses, eles estarão fazendo carreata em São Gonçalo. Que tal mandar todo mundo passar a 80km/h em cima do viaduto de Alcântara?
Será que assim algum deles cai de lá?
Foto de capa: Luiz Pedrosa/via jornal Extra