Marambaia é um dos bairros que mais cresce nos últimos tempos. Entretanto, a percepção é de que o investimento dos governos na região não acompanhou a demanda da população.
O bairro conta com algumas antigas escolas públicas. Um dos destaques é a Escola Estadual Leonor Franco Moreira. Bem avaliada pelos órgãos públicos, ela tem se destacado pelos resultados dos alunos que saem de lá no 9º ano, conseguindo passar nas provas de escolas técnicas como FAETEC e NATA, além do Colégio Pedro II. A escola não tem uma infraestrutura tão grande, porém é de boa qualidade, contendo tudo o que os alunos precisam para poder aprender.
Os professores de lá trabalham em extrema integração, sempre incentivando os alunos ao crescimento e mostrando que o estudo é o mais importante. A escola já chegou a ser uma das 10 melhores do município. Anualmente, muitos são premiados através da prova do SAERJ, aplicada pelo governo estadual.
A escola foi fundada graças aos esforços da patrona, Leonor Franco Moreira, que tinha um grande pedaço de terra no bairro. No início, ela criou o orfanato para meninas chamado “Lar De Humaitá”. Como consequência, uma parte do lar tornou-se uma escola para as crianças. Percebendo a carência da população local, D. Leonor abriu a instituição para pessoas de fora, porém, ainda apenas pra meninas. A escola ganhou o nome de “Colégio das Meninas”, que até hoje é chamado assim pelos moradores do bairro.
Com o falecimento de Leonor, sua família doou parte do terreno para o estado, que construiu a escola pública para os moradores do bairro, e outra parte para o município, que construiu o posto de saúde. O antigo orfanato fechou. Hoje, é uma creche comunitária. O posto de saúde ainda funciona. A escola foi aberta para todos, sem distinção de gêneros, com meninos e meninas.
A Escola Estadual Leonor Franco Moreira também realiza vários trabalhos internos, como feira de ciências, integração da família e escola, feira de cultura, campeonatos de futsal, além dos concursos de dança entre as turmas. Com atividades extraclasse, já visitou o planetário da Gávea, FIOCRUZ, Museu de Petrópolis, Quinta da Boa Vista, Casa da Descoberta na UFF, e também passeios históricos em São Gonçalo, como na Fazenda Colubandê. Atualmente, a escola conta com o projeto musical que promove a banda escolar.
Uma das novidades da escola veio da parceria entre a professora de Ciências juntos aos alunos. Através de uma página no Facebook chamada “Ciências em Prática”, ela se comunica com seus alunos, falando sobre temas relacionados a matéria dada em sala de aula. É a integração escola e internet na educação.
Adorei este texto! Muito bem escrito e retratando a história e a importância do Leonor Franco Moreira!
Obrigado, Aline! O texto é do Caio Cler, um dos nossos mais novos colunistas. Obrigado por estar com a gente no sim. Abraços.
VERDADE (y) texto lindo
Obrigado!
Fui aluna do Leonor de 1977 a 1983.
Boas recordações da escola, dos professores e de alguns amigos de classe que até hoje tenho contato.