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Tentativa frustrada de parceria com a Prefeitura

Tentativa frustrada de parceria com a Prefeitura

Na tentativa de transformar São Gonçalo em uma cidade melhor, em outubro de 2013 (portanto há mais de um ano) enviei a mensagem abaixo à Prefeitura:

Olá! Gostaria de sugerir a criação de um sistema único para solicitação de serviços e informações, nos moldes do Portal 1746, da Prefeitura do Rio.
Um sistema unificado pode simplificar o gerenciamento das solicitações e agilizar o atendimento, entre outras vantagens.

Moro em São Gonçalo há 24 anos, sou profissional da área de Tecnologia da Informação e pós-graduado em Sistemas de Apoio à Decisão. Estou interessado em participar deste projeto como voluntário, sem cobrar pela mão de obra, a fim de contribuir para o desenvolvimento da cidade.

Estou à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas ou discutir soluções para outros problemas enfrentados.

No site da Prefeitura encontramos diferentes pontos para registro de ocorrências, tornando o serviço confuso e desestimulante, por isso sugeri a criação de um sistema único, que realmente interaja com o cidadão, estabeleça tempo de resposta e sirva como fonte de informação para resolver os problemas reportados.

Demonstrando respeito por minha vontade de ajudar, após dois ou três dias recebi uma ligação da Subsecretaria de Informática, subordinada a Secretaria Municipal de Fazenda. Em mais de 30 minutos de boa conversa, o servidor reconheceu as necessidades que levantei e se mostrou interessado no projeto, mas deixou claro que a prioridade do seu setor, na época, era agilizar a emissão dos carnês de IPTU. Prioridade que estava alinhada com o planejamento do governo municipal e ele deveria cumprir, assim combinamos retomar o assunto no início de 2014, quando a agenda da Subsecretaria permitiria a análise do projeto. Já estamos em novembro e até agora a nova conversa não aconteceu. A Subsecretaria de Informática provavelmente está empenhada na emissão dos carnês de IPTU para 2015.

Por que São Gonçalo não quis adotar um sistema implantado em cidades como Nova York e Rio de Janeiro, sem pagar pela mão de obra e custo de manutenção mensal inferior a R$ 50,00 mensais? Porque seria um instrumento de cidadania que exibiria facilmente os problemas que assolam a cidade e isto assusta governos ignorantes; secretarias que hoje pouco produzem seriam pressionadas a mostrar bons resultados. Atendimento eficiente resulta em satisfação do eleitor, mas não é pela eficiência que o poder público gonçalense pretende se manter.

Falhei ao tentar construir algo em parceria com o governo, contudo, a cidade ainda precisa de iniciativas individuais, minhas e suas, que tenham como objetivo o bem-estar comum.

Mário Lima Jr.
Mário Lima Jr.http://mariolimajr.com
Moro em São Gonçalo e toda semana escrevo sobre minha relação com a cidade.

Na tentativa de transformar São Gonçalo em uma cidade melhor, em outubro de 2013 (portanto há mais de um ano) enviei a mensagem abaixo à Prefeitura:

Olá! Gostaria de sugerir a criação de um sistema único para solicitação de serviços e informações, nos moldes do Portal 1746, da Prefeitura do Rio.
Um sistema unificado pode simplificar o gerenciamento das solicitações e agilizar o atendimento, entre outras vantagens.

Moro em São Gonçalo há 24 anos, sou profissional da área de Tecnologia da Informação e pós-graduado em Sistemas de Apoio à Decisão. Estou interessado em participar deste projeto como voluntário, sem cobrar pela mão de obra, a fim de contribuir para o desenvolvimento da cidade.

Estou à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas ou discutir soluções para outros problemas enfrentados.

No site da Prefeitura encontramos diferentes pontos para registro de ocorrências, tornando o serviço confuso e desestimulante, por isso sugeri a criação de um sistema único, que realmente interaja com o cidadão, estabeleça tempo de resposta e sirva como fonte de informação para resolver os problemas reportados.

Demonstrando respeito por minha vontade de ajudar, após dois ou três dias recebi uma ligação da Subsecretaria de Informática, subordinada a Secretaria Municipal de Fazenda. Em mais de 30 minutos de boa conversa, o servidor reconheceu as necessidades que levantei e se mostrou interessado no projeto, mas deixou claro que a prioridade do seu setor, na época, era agilizar a emissão dos carnês de IPTU. Prioridade que estava alinhada com o planejamento do governo municipal e ele deveria cumprir, assim combinamos retomar o assunto no início de 2014, quando a agenda da Subsecretaria permitiria a análise do projeto. Já estamos em novembro e até agora a nova conversa não aconteceu. A Subsecretaria de Informática provavelmente está empenhada na emissão dos carnês de IPTU para 2015.

Por que São Gonçalo não quis adotar um sistema implantado em cidades como Nova York e Rio de Janeiro, sem pagar pela mão de obra e custo de manutenção mensal inferior a R$ 50,00 mensais? Porque seria um instrumento de cidadania que exibiria facilmente os problemas que assolam a cidade e isto assusta governos ignorantes; secretarias que hoje pouco produzem seriam pressionadas a mostrar bons resultados. Atendimento eficiente resulta em satisfação do eleitor, mas não é pela eficiência que o poder público gonçalense pretende se manter.

Falhei ao tentar construir algo em parceria com o governo, contudo, a cidade ainda precisa de iniciativas individuais, minhas e suas, que tenham como objetivo o bem-estar comum.

Mário Lima Jr.
Mário Lima Jr.http://mariolimajr.com
Moro em São Gonçalo e toda semana escrevo sobre minha relação com a cidade.

4 COMENTÁRIOS

  1. É Mario,infelizmente quem governa nossa cidade e os outros q auxiliam somente olham pro seu umbigo…sou veterinária e tenho muitas críticas sobre o CCZ ,q parece q não existe! Tenho muitas propostas a sugerir a Prefeitura afim de agilizar algo em relação a natalidade da população de rua animal e destino de animais abandonado,feiras de adoção…mas o descaso me desencoraja a cada dia…até mesmo Pq não conheço nenhum vereador ou outro político q abrace a causa animal…mas enfim…tento fazer pelos animais ,mesmo q pouco, o q posso…mas com a parceria da Pefeitura seria muito importante…

    • Isabelle, parabéns por fazer a sua parte. Se cada pessoa fizesse um pouco, nossa realidade seria bem diferente. Acredito que ferramentas como o “Sim São Gonçalo” já estão mudando as coisas, pois permitem a troca de informações e a organização popular.

  2. Oi, Mario.
    Compartilho contigo a angústia pelo querer fazer o bem na cidade gonçalis e esbarrar em uma burocracia podre e ineficaz. Um sistema único para solicitação de serviços e informações, nos moldes do Portal 1746, da Prefeitura do Rio traria muitos benefícios, como você já elencou. Fico me perguntando se esse tipo de serviço não esbarraria no desserviço habitual, pois como os órgãos vinculados a prefeitura irão aumentar o volume de informações e presteza sendo que os serviços prestados tais como: coleta de lixo, iluminação, tapa buracos, etc… são de péssima qualidade. Talvez esse sistema identifique esses problemas, que podem ser pontuais e melhore os serviços prestados à população. Muito bom saber que ainda existam pessoas como você que querem mudar positivamente a cidade. Gostei muito do seu site. Abraços.

    • Obrigado, Wilson!
      Realmente a qualidade dos serviços prestados é péssima, em parte porque a Prefeitura não possui um sistema inteligente de gerenciamento das solicitações, que indique com precisão as áreas que precisam de manutenção. Ou seja, a Prefeitura e os cidadãos seriam diretamente beneficiados.

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  1. É Mario,infelizmente quem governa nossa cidade e os outros q auxiliam somente olham pro seu umbigo…sou veterinária e tenho muitas críticas sobre o CCZ ,q parece q não existe! Tenho muitas propostas a sugerir a Prefeitura afim de agilizar algo em relação a natalidade da população de rua animal e destino de animais abandonado,feiras de adoção…mas o descaso me desencoraja a cada dia…até mesmo Pq não conheço nenhum vereador ou outro político q abrace a causa animal…mas enfim…tento fazer pelos animais ,mesmo q pouco, o q posso…mas com a parceria da Pefeitura seria muito importante…

    • Isabelle, parabéns por fazer a sua parte. Se cada pessoa fizesse um pouco, nossa realidade seria bem diferente. Acredito que ferramentas como o “Sim São Gonçalo” já estão mudando as coisas, pois permitem a troca de informações e a organização popular.

  2. Oi, Mario.
    Compartilho contigo a angústia pelo querer fazer o bem na cidade gonçalis e esbarrar em uma burocracia podre e ineficaz. Um sistema único para solicitação de serviços e informações, nos moldes do Portal 1746, da Prefeitura do Rio traria muitos benefícios, como você já elencou. Fico me perguntando se esse tipo de serviço não esbarraria no desserviço habitual, pois como os órgãos vinculados a prefeitura irão aumentar o volume de informações e presteza sendo que os serviços prestados tais como: coleta de lixo, iluminação, tapa buracos, etc… são de péssima qualidade. Talvez esse sistema identifique esses problemas, que podem ser pontuais e melhore os serviços prestados à população. Muito bom saber que ainda existam pessoas como você que querem mudar positivamente a cidade. Gostei muito do seu site. Abraços.

    • Obrigado, Wilson!
      Realmente a qualidade dos serviços prestados é péssima, em parte porque a Prefeitura não possui um sistema inteligente de gerenciamento das solicitações, que indique com precisão as áreas que precisam de manutenção. Ou seja, a Prefeitura e os cidadãos seriam diretamente beneficiados.

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