A série das marcas de bairro de São Gonçalo começou de forma inusitada. Ainda em 2012, estava parado na fila do Coesa, esperando o “Passeio-São Gonçalo”, o nosso “110” ou “prata”, para os íntimos. Já era tarde da noite, hora que os “pratinhas” da Coesa ficam mais baratos e passam a aceitar o bilhete único. Olhando para a loja da “Levis”, me veio a ideia de brincar com aquela marca de jeans usando o nome de um dos bairros por onde o ônibus passa: Neves.
Cheguei em casa, fiz e publiquei no SIM. A resposta não poderia ser outra: “E o meu bairro?” Essa pergunta virou um clássico e, cada vez que fazemos mais uma marca, ela se repete em cada comentário.
A série trouxe algo de novo para o SIM São Gonçalo: uma nova forma de dar cara às localidades da cidade, utilizando o visual já familiar das marcas impressas nos produtos que usamos em nossas casas. O município é grande, em área e população, o que faz com que muitas pessoas simplesmente desconheçam lugares como o Ieda, Mutuapira, Miriabi, Tenente Jardim, Barracão, Califórnia ou Antonina. Um novo jeito de conhecer e se reconhecer na cidade é uma meta alcançada em cada ilustração.
Outro ponto positivo nesse jogo é a identificação dos moradores locais. Muitas pessoas tem vergonha de assumir que moram em determinados bairros. Identificá-los, trazer sua história e pessoas que o representam são uma forma de “colocá-los” no mapa mental da população, algo que vai bem além da cartografia.
Até o dia de hoje, temos cerca de 50 marcas. Ainda faltam muitos! Aos poucos, estamos fazendo e publicando, seja na página do SIM São Gonçalo ou no nosso Instagram. Vai lá, curta e participe!
Barro vermelho