Antes de tudo, não tenho nada contra o José Luiz Nanci (nem contra o Botafogo). Acho que ele é uma boa pessoa. Não foi um bom vereador, mas é uma boa pessoa. Não foi um bom deputado, mas é uma boa pessoa. Como Secretário Estadual de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida é … não sei, mas é um tipo de pasta que traduz um pouco da sua trajetória política. Simples, sem nada expressivo, mas sempre sendo uma boa pessoa.
Esses dias seu nome virou pauta para a eleição do ano que vem. Estão falando que ele irá se candidatar para disputar a Prefeitura de São Gonçalo. Dá até cançaso quando escuto isso, porque é aquele tipo de candidatura sem graça que já carrega consigo o ar de “vou desistir para apoiar alguém quando começar a eleição”.
Queria que os políticos gonçalenses pensassem alto. Queria que eles pudessem sonhar com cargos de Governador, Presidente, Senado. Acho tão ruim para a cidade essa manutenção eterna de cargos e candidaturas sem representatividade. Nanci lembra o Botafogo. É um time bacana, ninguém rejeita, sempre inicia o campeonato com um ar de competitividade, mas bastam algumas semanas e todo mundo já sabe que vai ficar no meio da tabela. Ah! Não posso esquecer da sua torcida que é uma torcida relativamente pequena, porem extremamente fiel. Eleitor do Nanci não larga ele por nada e torcedor do Botafogo não para de torcer por nada também.
Seria incrível começar o dia com uma notícia de “Nanci assume que não é candidato e apoiará tal grupo político”. Esse “morde e assopra” de negociação de tempo de TV é tão cafona.
Aqui para nós Nanci, seja honesto. Tu realmente quer ser Prefeito? Não to falando do seu grupo político e de quem te apoia não, to falando de você! Você realmente quer perder a sua vida tranquila numa Secretaria sem grandes problemas para ter que acordar todo dia com uma cobrança diferente?
Se quiser comprar essa briga e realmente mudar a sua postura como foi em seus mandados discretos, ai sim vale a pena tu ser candidato.
Sério? A mesma família Nanci que está aí a “duzentos” anos prestando um desserviço à cidade? Faça-me rir. Aliás, está dura essa disputa pela prefeitura. Só coisa ruim.
Que comparação infeliz!! Pode, talvez, conhecer de política, mas não conhece nada de Botafogo, parceiro!! Usar de bravatas de torcedor pra falar de um clube como o Botafogo… realmente, tu não vai longe na profissão! Vai ser aquele gente boa da Agência Papagoiaba que ninguém leva à sério o resto da vida e que nunca vai atravessar a Ponte!!
Aqui no SIM São Gonçalo, nossos colunistas têm liberdade para opinar. Entretanto, tenho que concordar que a comparação é um tanto injusta com o Clube, uma vez que o Botafogo é um dos clubes que mais se organiza no Rio de Janeiro. Talvez o autor tenha levado em consideração o retrospecto de vitórias entre os 4 grandes do Rio. Me arrisco a dizer, inclusive, que se o Nanci fosse como o Botafogo, teria uma torcida apaixonada e dedicada como a do clube.
Não conheço o atual Prefeito de São Gonçalo, mas depois que li essa matéria, parece que vc não é bom de previsão nem de percepção.
O clube botafogo comparado a um lava-jatista juramentado como diria o saudoso Odorico Paraguaçu,o nosso bem amado,não da para ser feliz,como nos brindou Gonzaguinha,no cancioneiro popular, um político fraco,tele-guiado por uma matriarca,”funcionário” de empresa de ônibus,patrocinadora de sua campanha,com dezenas de pessoas em seu secretariado,réus,só não tiveram a sua restrição de liberdade em face a nossa justiça,além cega, surda é paraplégica de uma morosidade que aponta para prescrição da grande maioria dos delitos dos colarinhos brancos.
Lembrando ao nobre prefeito que a nossa cidade é um berçário, de trabalhadores, cidade dormitório,com ociosidade de mão-de-obra absurda.Crie uma força tarefa para aos milhares de buracos existentes em todos os bairros.Junte-se aos seus patrões das empresas de ônibus,e coloque uma rodoviária,digna, para o povo gonçalense.Pra ir para Canhoeiros de Macacu, por exemplo,o morador tem dependendo do bairro,pegar três ônibus $27,60,ida e volta.Vá tentar melhorar o transporte de massa com as barcas e sonho do metrô.
Temos ainda a possibilidade de um estádio de futebol,procure os quatro grandes clubes do Rio de janeiro,poderiam estabelecer uma parceria público privada.
Mário LÀzaro é jornalista e apaixonado por São Gonçalo.