“Você acredita que o centro de São Gonçalo é em Alcântara, ao invés do próprio Centro? Oh lugar para ser muvuquento!”
“Lugar muvuquento” é ótimo! Hahahahahaha!
Por ser uma cidade grande, São Gonçalo funciona de forma descentralizada. Além de Alcântara, temos “pequenos centros” no Paraíso (com uma zona bancária e comercial), no Porto Velho (com um comércio em torno da fábrica Coqueiro, Nova Cidade, Colubandê, Barro Vermelho, Rio do Ouro, entre outros que talvez não lembre agora. Mas veja: são todos descentralizadores.
Alcântara tem forte influência sobre o Jardim Catarina, Laranjal, Mutondo, Trindade, Amendoeira, Pacheco, entre outras adjacências que tem o bairro como referência, são localidades bem populosas. Não é um centro administrativo, nem pode ser, devido ao caos que é. Não foi projetado para tal e não tem um trânsito eficiente de pessoas, seja a pé, de carro ou ônibus (talvez voando). Alcântara é um centro comercial e ponto. Tamanha “muvuquice” é fruto de um comércio local fervilhante. Enquanto nenhum shopping vier para estragar a festa, as ruas deste local se manterão cheias de vida, como devem ser.
O Rodo é um centro administrativo. Possui a câmara, a prefeitura e se localiza num ponto de comunicação com todos os distritos. Cada “centrinho” tem a sua função, como todos os órgãos do corpo.