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Eventos em São Gonçalo: como melhorar a promoção

Eventos em São Gonçalo: como melhorar a promoção

Se tem algo que ainda é problemático na produção dos eventos culturais na cidade é a promoção. São diversas as variáveis locais que fazem com que aquele evento “dê certo”, seja no fator público, crítica ou financeiro. Mas, com tantas ferramentas baratas, por que será que ainda se erra tanto?

Depois de 3 anos gerenciando o SIM São Gonçalo, produzindo conteúdo regional, é natural que muitos produtores entrem em contato com a gente fazendo a velha e clássica pergunta: “Tem como divulgar meu evento?” Curiosamente, em nenhum momento, ouvimos: “Para qual público vocês falam?” Sinal de problemas na capacitação dos profissionais, que ainda caem no equívoco de que basta publicar em alguma rede social com muitos membros para que as pessoas, do nada, “apareçam”. Mas, não… não é bem assim.

Uma das melhores práticas de divulgação no território é feita pelas casas de show, como a I9, por exemplo. Eles sabem que o nome do artista ou da festa, muita das vezes, não é o suficiente. Além dos outdoors e lambe-lambes, que custam um dinheiro, há também a despercebida prática de selecionar a dedo jovens que tem as mesmas características do público-alvo do evento, tornando-os promotores da casa e incentivando os que se identificam com eles a participarem daquele momento. A mesma tática é replicada quando se dá ingressos a pessoas com perfil desejado. Entretanto, é preciso levar isso para a web. Lembremos sempre: Internet e vida real caminham juntas.

Os produtores precisam ter em mente que o perfil dos interessados precisa ser formatado precisamente antes da criação do evento. É necessário compreender que esse simples exercício irá facilitar toda a promoção, inclusive na hora das parcerias com blogs, instituições, redes sociais e locais físicos. A colagem de um cartaz no ambiente certo atrai muito mais que aqueles colados num local aleatório onde “tem muita gente passando”. Sem afinidade com o assunto, simplesmente ignoramos o anúncio. Da mesma forma pensa-se para a internet. Quando se cria um evento no Facebook, por exemplo, os anúncios segmentados são muito mais eficazes que qualquer post em parceiros escolhidos sem critério.

Seguindo esses passos, é completamente possível formar mais público para os eventos em São Gonçalo, seja teatro, dança, eventos religiosos ou shows de funk.

Matheus Graciano
Matheus Gracianohttps://www.matheusgraciano.com.br
Matheus Graciano é o criador do SIM São Gonçalo, onde fez o meio de campo da revista eletrônica de 2012 a 2020. É designer que programa, escreve e planeja. Trabalha na Caffifa Agência e Consultoria Digital.

Se tem algo que ainda é problemático na produção dos eventos culturais na cidade é a promoção. São diversas as variáveis locais que fazem com que aquele evento “dê certo”, seja no fator público, crítica ou financeiro. Mas, com tantas ferramentas baratas, por que será que ainda se erra tanto?

Depois de 3 anos gerenciando o SIM São Gonçalo, produzindo conteúdo regional, é natural que muitos produtores entrem em contato com a gente fazendo a velha e clássica pergunta: “Tem como divulgar meu evento?” Curiosamente, em nenhum momento, ouvimos: “Para qual público vocês falam?” Sinal de problemas na capacitação dos profissionais, que ainda caem no equívoco de que basta publicar em alguma rede social com muitos membros para que as pessoas, do nada, “apareçam”. Mas, não… não é bem assim.

Uma das melhores práticas de divulgação no território é feita pelas casas de show, como a I9, por exemplo. Eles sabem que o nome do artista ou da festa, muita das vezes, não é o suficiente. Além dos outdoors e lambe-lambes, que custam um dinheiro, há também a despercebida prática de selecionar a dedo jovens que tem as mesmas características do público-alvo do evento, tornando-os promotores da casa e incentivando os que se identificam com eles a participarem daquele momento. A mesma tática é replicada quando se dá ingressos a pessoas com perfil desejado. Entretanto, é preciso levar isso para a web. Lembremos sempre: Internet e vida real caminham juntas.

Os produtores precisam ter em mente que o perfil dos interessados precisa ser formatado precisamente antes da criação do evento. É necessário compreender que esse simples exercício irá facilitar toda a promoção, inclusive na hora das parcerias com blogs, instituições, redes sociais e locais físicos. A colagem de um cartaz no ambiente certo atrai muito mais que aqueles colados num local aleatório onde “tem muita gente passando”. Sem afinidade com o assunto, simplesmente ignoramos o anúncio. Da mesma forma pensa-se para a internet. Quando se cria um evento no Facebook, por exemplo, os anúncios segmentados são muito mais eficazes que qualquer post em parceiros escolhidos sem critério.

Seguindo esses passos, é completamente possível formar mais público para os eventos em São Gonçalo, seja teatro, dança, eventos religiosos ou shows de funk.

Matheus Graciano
Matheus Gracianohttps://www.matheusgraciano.com.br
Matheus Graciano é o criador do SIM São Gonçalo, onde fez o meio de campo da revista eletrônica de 2012 a 2020. É designer que programa, escreve e planeja. Trabalha na Caffifa Agência e Consultoria Digital.

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