Cheguei ao livro Gonçalenses Adotivos por acaso. Ainda sim, foi um dos melhores livros que adquiri em 2018. Começou quando pedi algumas referências de autores que escreveram sobre a história de São Gonçalo ao historiador Luciano Tardock. E assim, o nome de Salvador Mata e Silva veio entre os primeiros da lista.
Ao buscar o livro “São Gonçalo 1890-1990”, com a coautoria de Osvaldo Luiz Ferreira, achei também o “Gonçalenses Adotivos”. Quando recebi as publicações, a segunda saltou aos olhos. Descobri que o livro era recheado de biografias de personagens que não nasceram em São Gonçalo, mas fizeram história na cidade. Não por acaso, ainda hoje, batizam escolas, praças, entre outros equipamentos públicos.
A obra foi publicada como parte integrante da coleção IPDESG. O Instituto de Pesquisas, Estudos e Desenvolvimento Gonçalense foi criado em 1995. Sua missão é uma das mais nobres possíveis: “promover o debate sobre problemas que afetam os cerca de mais de um milhão de Gonçalenses”.
Gonçalenses Adotivos ganhando a internet
Logo nas primeiras páginas do livro, li que “É permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte”. Estava ali a senha dada pelo autor, mostrando seu desejo de que as informações buscadas por ele se espalhassem entre toda a São Gonçalo.
Em 1996, ano do lançamento do livro, a internet ainda dava passos curtos. Os livros e os outros impressos eram as formas de difusão do conhecimento. Agora, 23 anos depois, a informação está na tela dos celulares da maioria da população brasileira. E talvez seja o momento perfeito para ampliar o acesso ao conteúdo que conta um pouco dessa nossa trajetória como a 16ª maior cidade do Brasil.
A partir dessa semana, vamos publicar semanalmente a história dessas dezenas de gonçalenses adotivos e seus feitos que perduram até hoje. Confira!
Que legal!
Quero comprar esse livro. Conheço mto sobre a história de SG , acredito q 60 anos ainda ñ foram suficientes p aprender tudo.
Fiz um curso da história de Niterói c o Mestre Salvador da Mata q falava sempre das histórias de SG.
Gd abraço
Oi, Dalva!
Bom que curtiu a ideia.
Deve ter sido ótimo ter feito esse curso. Infelizmente, não conheci o Salvador da Mata em vida, mas espero que este nosso projeto dê sobrevida à sua obra e a espalhe por todo Brasil. 🙂
Toda quinta, uma nova história por aqui.
Abraços e seja bem vindo ao SIM São Gonçalo.
[…] Gonçalo está localizada na Rua Dalva Raposo, 215, Maria Paula. Em 1996, ano de publicação do livro “Gonçalenses Adotivos“, funcionava em três turnos com mais de 1.000 alunos cursando o primeiro grau completo (hoje […]
[…] aqui meu agradecimento ao autor Salvador Mata e Silva (1943–2016) por deixar registrado em seu livro a permissão para reprodução do livro. Espero que cada vez mais gonçalenses tenham acesso a […]
Oi, parabéns pela curiosidade! Gostaria de saber qual o ano do livro São Gonçalo e outros detalhes. Gostaria de citar essa referência em um trabalho acadêmico.
Obrigada!
O ano do livro é 1996. A ficha catalográfica foi reproduzida ao final de todos os posts dessa série. 😉
Oi Matheus, boa tarde!
Procurando a respeito do livro Gonçalenses adotivos acabei lendo seu blog e queria saber se vc tem o livro e poderia compartilhar comigo. Estou fazendo uma monografia e preciso de dados que constam nesse livro.
Se possível é claro!
Aproveitei e li outros posts seus e vou ficar acompanhando vc nas redes sociais. Parabéns pelo seu trabalho
Oi, Fabiane!
Obrigado.
Busquei aqui e achei um exemplar disponível na estante virtual:
https://www.estantevirtual.com.br/livrariasafra/salvador-mata-e-silva-goncalenses-adotivos-2745376289
Estou há algum tempo para disponibilizar o livro, mas não consegui fazer a virtualização dele, infelizmente. Mas o valor dele é acessível. Confira no link. 🙂
Qualquer questão, fique à vontade para falar.
Abraços.