Muito se fala da saúde na cidade, dos postos que funcionam com deficiência, da demora no atendimento em determinadas unidades, entre outras coisas que, infelizmente, ainda fazem parte do sistema público. Entretanto, nessa imensidão de dificuldades nos serviços estatais, alguns lugares operam com eficiência. Aqui, o Hemonúcleo é um deles.
Localizado no terreno ao lado do Pronto Socorro Central, no Zé Garoto, ao entrar pelo portão você verá a unidade no sobrado à direita. O acesso não é dos mais fáceis, especialmente para quem tem problemas de locomoção. Aliás, uma das críticas que precisamos fazer é sobre o espaço físico do Hemonúcleo. Havia muitas pessoas para fazer sua doação no dia, estando a sala principal bem cheia. Entretanto, nada que retirasse a satisfação de todos em dar sua contribuição para salvar uma vida.
Eu e meu sangue O+. E o seu, qual é? 🙂
A equipe do Hemonúcleo é um ponto alto. A atenção de todos com aqueles que pretendem fazer a doação faz total diferença. Ao contrário de muitos serviços públicos onde os funcionários nem sempre tem noções básicas de acolhimento, lá o cuidado é amplificado, especialmente porque eles entendem que num ambiente de doação voluntária o bom clima é fundamental.
Se você pretende doar, aqui vai uma dica para não pegar o local cheio. Nas segundas e sextas o movimento aumenta. O motivo é simples: como você ganha um dia de folga, as pessoas aproveitam para “emendar” com o final de semana. Caso você possa ir nos dias de semana, terças, quartas e quintas, será atendido mais rapidamente. Infelizmente, não funciona aos sábados.
O que é preciso para ser doador:
Estar bem de saúde;
Ter idade entre 16 e 69 anos (se tiver entre 16 e 17 anos, só com autorização do responsável);
Peso igual ou superior a 50 kg;
Estar alimentado (podendo ingerir frutas, sucos, café), evitando alimentos gordurosos, como pães, queijos, leite, manteiga e sanduíches em geral;
Não ter feito piercing ou tatuagem há menos de um ano;
Apresentar documento com foto, expedido por órgão oficial válido em todo o território nacional;
Atenção: Homens podem doar sangue num intervalo de 2 meses, não ultrapassando 4 doações ao ano, e mulheres num intervalo de 3 meses, não ultrapassando 3 doações.
Endereço do Hemonúcleo
Praça Estephânia de Carvalho, s/nº (ao lado do Pronto Socorro Central), Zé Garoto, São Gonçalo. Horário de doação: De segunda à sexta, das 7 às 12h. DISQUE SANGUE: 21 2605-6047.
E aí, o que você está esperando para fazer a sua doação? Lembre-se: nunca sabemos quando poderemos ser os próximos receptores. Faça o bem sem olhar a quem. 😉
Queria doar hoje sábado e descobri que está fechado, que pena
[…] #13 Fala com Matheus, a convidada foi Bruna Lopes, psicóloga que atua na rede pública municipal de saúde. Ela explicou sobre o funcionamento das unidades de saúde de São Gonçalo e como as pessoas que […]