Há 44 anos atrás, o Joaquim Lavoura, prefeito de São Gonçalo por 3 vezes, partia desse mundo, em 12 de novembro de 1975.
Pescador e comerciante profissionalmente, entrou na vida política como vereador, chegando à prefeitura em 1954, ano que venceu sua primeira eleição para o executivo municipal.
Tornou-se um símbolo de administração pública na cidade. Ainda sim, se há algo que poderíamos destacar de valioso em sua trajetória é a formação da “União Política Joaquim Lavoura”, popularmente conhecida como “Grupo Lavoura”. Uma das coisas que considero muito relevantes nessa união é a eleição de Geremias de Matos Fontes, em 1958, apoiado por Lavoura.
Anos depois, Geremias se tornou governador do Rio de Janeiro, indicado pelo regime militar, de 1967 a 1971. Uma mostra de como a influência do grupo forte local chegou a outras instâncias, consolidando uma ponte no governo estadual, algo que tanto precisamos hoje.
Num ambiente político onde o vale tudo eleitoral impera, com votos trocados por marcação de exames, empregos temporários e cestas básicas, chega a parecer mentira que um dia ousamos pensar um pouco além do presente.
Será que a gente consegue uma boa Lavoura, depois de safras tão ruins?
Eu espero que sim. Afinal, é nossa única saída.