Daqui a cem anos, os gonçalenses do futuro aproveitarão uma cidade com o maior pólo de reciclagem e varejo popular de causar inveja a qualquer cidade do mundo. Eu sei!
A vida deve ter ficado melhor com barca, metrô, ciclovias e investimento na educação e na economia municipal. Ninguém mais lembrará do que acontecia em 2017, quando a cidade era suja e dominada pelo atraso político.
Temos um prefeito simpático pra caramba, só que ele não decide nada. Brigam por poder e destaque os vereadores mais corruptos e eloquentes, o vice-prefeito, e até a primeira-dama.
Há lixo demais nas ruas. Sacolas cheias que saem das casas e vão parar nas esquinas e calçadas. Pela quantidade no chão de copos de Guaracrac, um refresco de guaraná, São Gonçalo deve ser campeã brasileira no consumo dessa bebida.
Nós, gonçalenses, dentro dos ônibus lotados realizamos o segundo maior deslocamento diário de pessoas do Brasil (IBGE). Aproximadamente 12% da população trabalham em outra cidade.
À noite ninguém enxerga nada em alguns bairros por falta de manutenção da iluminação pública. Há pouco tempo descobrimos que o prefeito anterior, sumido e mentiroso, fez parte da quadrilha que roubou milhões do setor responsável pela manutenção das lâmpadas. O atual prefeito não conseguiu resolver a questão ainda. Alguém precisa dizer para ele inovar adotando soluções internas. No futuro as lâmpadas são alimentadas por energia solar, acertei?
A Prefeitura Municipal pegou fogo nesse mês de setembro. Ridículo, não? A Prefeitura de uma cidade tão grande pegar fogo e destruir a operação de quatro secretarias de governo. Parece cidade governada por adolescentes amadores, ou coisa do século 17, quando ocorreu O Grande Incêndio de Londres e a cidade ardeu por quatro dias.
Tem ladrão assumido, denunciado pelo Ministério Público Federal, com diploma de vereador, exercendo mandato. Os demais vereadores passam o dia tapando buracos, literalmente, ou publicando fotos nas redes sociais dos cultos que celebram e assistem na igreja.
Os gonçalenses do futuro verão uma cidade nos trilhos
Ninguém sabe como colocar São Gonçalo nos trilhos. Quem trabalha honestamente na Prefeitura é exonerado. Se tiver o sobrenome do prefeito ou da primeira-dama, um emprego com salário alto está garantido.
O secretário de Meio Ambiente pendura faixas ilegais nos postes de luz com seu nome escrito o ano inteiro. É, o próprio secretário de Meio Ambiente polui a cidade.
Por causa da falta de segurança nas ruas e descrença na classe política, o gonçalense está mais desesperado e depressivo do que nunca.
Estou com medo de registrar tudo o que acontece hoje. É possível que os gonçalenses do futuro fiquem com pena da gente. Vocês que deveriam nos enviar as boas notícias, poxa!