São Gonçalo E.C, São Gonçalo F.C, Bella Vista .. Alguma esperança de um dia vermos nossa cidade pelo menos na 1º divisão do carioca? Pelo menos um estádio em nosso Municipio?
Oi. Sendo direto, só precisamos de uma coisa para que um clube suba divisões: DINHEIRO. Porém, com um campeonato carioca cada vez mais desvalorizado e audiência pífia nos estádios, a grana mingua. Sabe como é, nenhum empresário vai apostar em cavalo manco.
Vejo que alguns desses clubes de cidade, Resende, Caxias, Cabofriense, entre outros têm participação da prefeitura no patrocínio pois, para a mesma, interessa que o nome da cidade esteja em campo. Inevitavelmente, o poder público mete grana nisso.
Sem nenhum demérito com o futebol (que gosto muito), penso que esse dinheiro é perdido, seja em clubes ou estádios. Veja o Maracanã, o Itaquerão, o quanto de dinheiro público jogado fora! Futebol é um esporte com muita grana privada, o estado não deve se meter nisso. Se um empresário quiser construir estádio e investir no clube, ok! Senão, desculpe! Temos coisas mais importantes a serem construídas do que um estádio de futebol.
Pensemos nos esportes olímpicos. Por exemplo, se fizéssemos um ginásio, com centro de treinamento, piscinas, minha opinião seria completamente inversa. Apesar do mesmo gasto, dou todo apoio. Temos o exemplo do Mauá e da Universo, que com o apoio ao handbol teve resultados consistentes. Formar atletas nesses esportes é mais barato, tem mais envolvimento escolar e o retorno é muito mais interessante.
Ganha mais quem vai onde poucos vão, não onde todo mundo vai. 😉
Olá!
Concordo que na questão de grandes estádios o Governo em qualquer estância deve se manter fora sim. E concordo totalmente com o que você escreveu sobre o handebol e seu vínculo com escolas. E pra mim esse é o ponto. Envolver escolas com o futebol. Ligas escolares, colegiais e universitárias. Seria um caminho. Talvez um ótimo caminho para se investir, afinal se uniria futebol a educação.
Graça e paz!
Verdade, Eduardo. Se as ligas colegiais e universitárias fossem mais fortes, teríamos atletas de ponta com formação escolar. Mas penso que a estrutura formada ao redor do futebol é forte demais. A oportunidade está nos esportes ditos olímpicos. Com diversas dificuldades, o nosso handebol feminino foi campeão do mundo. Talvez seja este o caminho. 😉
mas há grande participação da Faculdade Universo nos esportes há décadas, Matheus. Mesmo o Clube Mauá fez muita coisa na área. Mas parece que o problema é pensar a longo prazo e/ou perseverança nas atitudes…
Verdade, Alexandre. Tivemos grandes resultados no handbol, por exemplo, com esses esforços da Universo e do Mauá. Por isso mesmo, como a cidade já demonstrou vocação olímpica, que penso ser interessante seguir nessa linha. A proximidade com o Rio só facilita o trabalho.
Acho que o mal foram ser “ambiciosos” demais em querer fazer um estádio desse porte. Acho que um estádio para 2mil a 5 mil pessoas seria mais alcançável de se concluir. De toda forma, torço para que esse projeto se concretize!
Se o futebol não dá retorno e o os esportes olímpicos sim, então porque não temos nem um projeto sequer de um ginásio municipal? Em São Gonçalo nada vai a frente, iam construir um novo hospital, nada aconteceu, a prefeitura nova até agora não saiu do papel, nem a velha construção foi demolida. A cidade possui um centro comercial que somente tem um supermercado, o trânsito é caótico, uma via para chegar e outra para sair, o bairro de Alcântara possui uma rede de comércio muito melhor, ao menos 4 supermercados, lojas variadas e um shopping. A cidade é mal dividida e mal administrada. A Câmara Municipal não serve para nada, os vereadores são todos inertes, o prefeito faz o possível, mas desse jeito nunca perderemos o título de cidade dormitório.