Essa é a Travessa Professor Guilherme Farias, no Paraíso. Ela desemboca na principal. Fica ao lado do colégio abandonado, o Tarcísio Bueno. Eu já passei tanto por ela em toda minha vida que sempre fico tentando lembrar quando ela se tornou um pequeno lixão.
Em geral, isso vai passando de forma desapercebida pela gente. É um daqueles processos que começam com alguém jogando um lixinho, dois, e quando a gente “acorda”, virou um depósito a céu aberto no meio da rua.
Essa rua não é uma exceção. Infelizmente, ela é uma regra em muitos lugares daqui. Enquanto as ruas dos bairros mais pobres ganham barricadas, as dos bairros remediados ganham pequenos lixões. Dar uma solução ao recolhimento correto dos resíduos é uma urgência.
É preciso ir além de multar e conscientizar. Precisamos também desenhar um sistema que supra as necessidades das pessoas, interligando moradores, catadores e a empresa de recolhimento. Sem isso, continuaremos enxugando gelo para sempre.
Boa tarde, no bairro do Coelho existe um lixão faz mais de 8 anos. Fico indignada em ver os próprios moradores contribuindo com a sujeira e proliferação de doenças na região. Nenhuma autoridade da prefeitura toma alguma medida para acabar com o lixão. Nunca fizeram uma campanha de educação ambiental, higiene para a população de São Gonçalo. Sinto-me humilhada e desrespeitada como cidadã gonçalense.
Oi, Cláudia.
É frustrante mesmo.
Olhando o site você deve ter visto que sou candidato a vereador. E uma das minhas 3 pautas principais é a questão do lixo.
Inclusive, quando eu escrevi este post, foi por conta da minha própria indignação em ver as pessoas descartando lixo nas ruas, tanto comerciantes quanto moradores, indiscriminadamente. A proposta que tenho contempla educação ambiental. Mas acredito que nosso problema precisa caminhar para o lado prático primeiro.
O que imagino é ressignificar os lugares que hoje são lixões, os transformando em pontos de coleta. Isso quer dizer que precisamos ter lugares para o descarte do lixo nestes mesmos pontos, porém, com coletores que não estimulem essa imundice que ficam as nossas ruas.
Caso queira conferir a proposta, saiba mais no link do meu site pessoal:
https://matheusgraciano.com.br/gestao-de-residuos-lixo/
E se quiser entrar em contato via whatsapp para fazer qualquer pergunta, só mandar mensagem no 21 96738-9703.